Brasil

STF prorroga investigação contra Renan e outros 10 políticos

Em março a Corte abriu inquéritos para investigar a suposta participação de políticos e operadores no esquema que desviou recursos da Petrobras


	Renen Calheiros: entre os investigados que tiveram inquéritos prorrogados estão cinco senadores
 (Jonas Pereira/ Agência Senado)

Renen Calheiros: entre os investigados que tiveram inquéritos prorrogados estão cinco senadores (Jonas Pereira/ Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2015 às 17h25.

Brasília - O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu prorrogar as investigações de 11 políticos por suposto envolvimento no esquema e corrupção na Petrobras apurado pela Operação Lava Jato.

Entre os investigados que tiveram inquéritos prorrogados estão cinco senadores: o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e os senadores Edison Lobão (PMDB-MA), Valdir Raupp (PMDB-RO), Humberto Costa (PT-PE) e Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE).

O ministro relator prorrogou ainda, por mais 60 dias, os inquéritos dos deputados Eduardo da Fonte (PP-PE), José Mentor (PT-SP), Aníbal Gomes (PMDB-CE) e Simão Sessim (PP-RJ) e dos dois ex-deputados federais João Pizzolatti (PP-SC) e Roberto Teixeira (PP-PE).

Esta é a terceira vez que o Supremo prorroga as investigações contra políticos. Em março, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), a Corte abriu inquéritos para investigar a suposta participação de políticos e operadores no esquema que desviou recursos da Petrobras. Atualmente, 59 pessoas são investigadas no STF e no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Estão pendentes de análise pelo ministro Teori Zavascki, pedidos referentes aos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e ao senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).

No caso do tucano, a PGR pediu no último dia 27 o arquivamento do inquérito, contudo, a chegada de uma denúncia de uma cidadã contra o senador fez com que a Polícia Federal pedisse novas investigações.

Acompanhe tudo sobre:Operação Lava JatoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosRenan CalheirosSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Lula decreta luto de três dias pelas vítimas do desastre aéreo em Vinhedo

Aeronave de acidente em Vinhedo é do mesmo modelo de bimotor que caiu no Nepal em 2023

Acidente aéreo em Vinhedo: gabinete de crise vai reunir governos de SP, PR e federal

PF investiga acidente aéreo em Vinhedo, no interior de São Paulo

Mais na Exame