Brasil

STF nega mandado do BNDES em caso sobre operações com JBS

A 1ª turma do Supremo negou mandado de segurança do BNDES contra acórdão do TCU que determinou o envio de informações sobre operações com a JBS


	BNDES: o BNDES forneceu parte das informações requeridas
 (Vanderlei Almeida/AFP)

BNDES: o BNDES forneceu parte das informações requeridas (Vanderlei Almeida/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2015 às 21h48.

Rio de Janeiro - A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou o mandado de segurança impetrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contra um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) que determinou o envio de informações sobre operações de crédito realizadas com a empresa de alimentos JBS.

O colegiado entendeu que o envio de informações ao TCU relativas a operações de crédito, originárias de recursos públicos, não é coberto pelo sigilo bancário e que o acesso a tais dados é imprescindível à atuação do Tribunal de Contas na fiscalização das atividades do BNDES, de acordo com nota publicada no site do STF nesta terça-feira.

A Comissão de Controle Externo da Câmara dos Deputados solicitou ao TCU a realização de auditoria nas operações de crédito do BNDES com a JBS, maior processadora de carnes do mundo.

O BNDES forneceu parte das informações requeridas, deixando de revelar o rating de crédito, o saldo das operações de crédito, a situação cadastral e a estratégia de hedge do grupo por entender que esses dados estariam sob a proteção do sigilo bancário.

O BNDES disse em nota que a decisão dará segurança jurídica para que a instituição possa fornecer informações protegidas por sigilo bancário ao TCU.

"Se a questão não fosse analisada pela mais alta Corte do país, a entrega, pelo BNDES, de informações ao TCU poderia gerar questionamentos legais contra o próprio banco", disse a instituição. O banco acrescentou que acatará a decisão, abrindo mão de recursos e estendendo tal entendimento, quando solicitado pelo TCU.

Acompanhe tudo sobre:BNDESCarnes e derivadosEmpresas abertasEmpresas brasileirasJBSSupremo Tribunal Federal (STF)TCU

Mais de Brasil

AGU notifica Meta sobre decisão que encerra checagem de fatos nos EUA para saber planos para Brasil

Corpo de fotógrafo brasileiro desaparecido em Paris é encontrado no Rio Sena

Governo de SP anuncia construção da 3ª pista no Sistema Anchieta-Imigrantes

Ministro de Minas e Energia busca investimentos da ADNOC em gás e fertilizantes no Brasil