Brasil

STF extingue ação popular que pedia afastamento de Cunha

Ação pedia o imediato afastamento de Cunha de suas funções e a anulação do ato que acatou o pedido de impeachment de Dilma


	Ricardo Lewandowski: ministro extinguiu a ação sem observar o mérito, considerando apenas questões de direito
 (José Cruz/Agência Brasil)

Ricardo Lewandowski: ministro extinguiu a ação sem observar o mérito, considerando apenas questões de direito (José Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de dezembro de 2015 às 19h54.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, declarou extinta uma ação popular contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Autor da ação, Antonio Carlos Fernandes pedia o imediato afastamento de Cunha de suas funções e a anulação do ato que acatou o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Lewandowski extinguiu a ação sem observar o mérito, considerando apenas questões de direito. Na decisão, o presidente do Supremo considerou que a Corte não tem prerrogativa de julgar esse tipo de ação popular, de “índole civil”.

O ministro citou o artigo da Constituição que estabelece a competência privativa do Supremo para processar e julgar somente infrações penais comuns dos presidentes de outros poderes, assim como do vice-presidente da República, membros do Poder Legislativo, ministros do STF e do procurador-geral da República.

Além disso, Lewandowski afirmou que “inexiste nos autos comprovação de que o titular da assinatura eletrônica da petição inicial, Paulo Napoleão Gonçalves Quezado, seja advogado devidamente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, o que também impede o conhecimento do pedido”.

Com a decisão de julgar extinto o processo, não há possibilidade de recurso.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosEduardo CunhaImpeachmentPolíticaPolítica no BrasilSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso

Chuvas fortes no Nordeste, ventos no Sul e calor em SP: veja a previsão do tempo para a semana

Moraes deve encaminhar esta semana o relatório sobre tentativa de golpe à PGR