Brasil

STF dá 60 dias para PF concluir inquérito sobre caixa dois da Odebrecht a Paes e Pedro Paulo

Ao acionar o STF, as defesas alegaram que a investigação se arrasta há anos e pediram o arquivamento por excesso de prazo

A decisão estabelece, no entanto, que é a última prorrogação do caso (Tomaz Silva/Agência Brasil)

A decisão estabelece, no entanto, que é a última prorrogação do caso (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 13 de março de 2024 às 11h16.

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedidos do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e do deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) para arquivar o inquérito que investiga se ambos receberam caixa dois da Odebrecht na campanha de 2014.

A investigação foi aberta em 2017, a partir da delação de ex-executivos da empreiteira na Operação Lava Jato. Ambos negam as acusações.

A Polícia Federal (PF) terá mais 60 dias para concluir o inquérito e apresentar o relatório final. A Procuradoria-Geral da República (PGR) foi a favor da prorrogação.

Defesas pedem arquivamento do caso

Ao acionar o STF, as defesas alegaram que a investigação se arrasta há anos e pediram o arquivamento por excesso de prazo.

Em sua decisão, André Mendonça reconheceu que a "prorrogação desnecessária" de inquéritos criminais gera "verdadeiro constrangimento ilegal" aos investigados. O ministro considerou, no entanto, que o caso tem "especificidades" que atrasaram o desfecho. Ele citou, por exemplo, a troca de relatoria, com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello, e o volume de recursos da defesa.

"Muito da demora no trâmite do presente inquérito se deu por características específicas do feito, entre as quais os recursos defensivos, a substituição do relator e o tempo decorrido para manifestações judiciais e da PGR, em razão do enorme volume de processos, não havendo se falar em uma efetiva investigação policial sem fim ou de veleidade infundada dos órgãos persecutórios", escreveu.

A decisão estabelece, no entanto, que é a última prorrogação do caso.

Acompanhe tudo sobre:Supremo Tribunal Federal (STF)Operação Lava JatoEduardo PaesAndré Mendonça

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas