STF aprova lista tríplice para ministro substituto do TSE
Os três nomes da classe de juristas eleitos pelo Supremo são Sérgio Silveira Banhos, Carlos Bastide Horbach e Marilda de Paula Silveira
Estadão Conteúdo
Publicado em 3 de agosto de 2017 às 15h34.
Brasília - O Supremo Tribunal Federal ( STF ) aprovou uma lista tríplice com os nomes de advogados para serem analisados pela Presidência da República, que tornará um deles ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ).
Os três nomes da classe de juristas eleitos pelo STF são Sérgio Silveira Banhos, Carlos Bastide Horbach e Marilda de Paula Silveira, nesta ordem.
Caberá ao presidente Michel Temer indicar um dos três como substituto do TSE. É tradição o governo escolher o primeiro da lista. Banhos e Horbach faziam parte da última relação aprovada.
O novo nome é o de Marilda de Paula, que atuou na ação que buscava a cassação da chapa Dilma-Temer como advogada do PSDB, partido que propôs o processo.
Ela é professora do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), do qual o presidente do TSE e ministro do STF, Gilmar Mendes, é sócio.
Marilda de Paula também assinou, em 2016, como advogada do PPS, um mandado de segurança contra a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como chefe da Casa Civil na administração da ex-presidente Dilma Rousseff.
O relator Gilmar Mendes impediu a posse de Lula, em decisão liminar.