Brasil

São Paulo quer recursos da China para investir em portos

Governo enviará uma missão empresarial à China, com o intuito de captar fundos para financiar projetos estaduais de infraestrutura

Terminal do Porto de Santos: no topo das prioridades, a competitividade da economia (Germano Lüders/EXAME.com)

Terminal do Porto de Santos: no topo das prioridades, a competitividade da economia (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2011 às 20h03.

São Paulo - O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Paulo Alexandre Barbosa, dará início, na próxima semana, a uma missão empresarial à China, com o intuito de captar fundos para financiar projetos estaduais de infraestrutura. Um dos principais objetivos da viagem, que incluirá destinos como Xangai e Hong Kong, é buscar recursos da iniciativa privada para o aumento da capacidade portuária paulista, em especial do Porto de Santos, que, em 2010, registrou uma movimentação de 96 milhões de toneladas de carga, um incremento de 15,4% sobre 2009.

Em entrevista à Agência Estado, o secretário estadual estimou que a movimentação de carga do Porto de Santos deve mais do que dobrar nos próximos anos e destacou a necessidade de mais investimentos na indústria naval, em especial diante da descoberta de reservas de petróleo e gás na região. "É importante que tenhamos também investidores internacionais participando desses projetos de infraestrutura. Por isso, vamos apresentá-los para os investidores chineses", afirmou.

O secretário estadual preferiu não fazer previsões sobre o montante que deve ser captado no país asiático, mas ressaltou que, até 2014, o governo estadual pretende captar investimentos para a execução de projetos de infraestrutura portuária que totalizam cerca de R$ 20 bilhões. "São projetos principalmente na área naval, como a construção de estaleiros, um segmento que pretendemos avançar", afirmou. "Porque a Petrobras, com a exploração de gás e petróleo, vai precisar da construção e manutenção dos navios e das embarcações. É esse segmento que pretendemos explorar", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:ChinaInfraestruturaPortosTransportes

Mais de Brasil

Justiça suspende revisão que permitiria construção de condomínios nos Jardins

Dino convoca para fevereiro audiência com nova cúpula do Congresso para discutir emendas

Em decisão sobre emendas, Dino cita malas de dinheiro apreendidas em aviões e jogadas por janelas

Flávio Dino decide suspender pagamentos de emendas e manda PF investigar liberação de verbas