Brasil

SP precisa de doadores de sangue do tipo O

O estoque de bolsas dos tipos sanguíneos O positivo e negativo está no patamar crítico da cidade

Doações vão reforçar os estoques da Fundação Pró-Sangue (Alex Livesey/Getty Images)

Doações vão reforçar os estoques da Fundação Pró-Sangue (Alex Livesey/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2011 às 13h51.

São Paulo - A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está convocando pessoas que tenham sangue do tipo O, positivo e negativo, para auxiliar a reforçar, por meio de doação, os estoques da Fundação Pró-Sangue, órgão da pasta responsável pelo abastecimento de 128 hospitais da capital e região metropolitana. O estoque de bolsas destes dois fatores está no patamar crítico.

O sangue O positivo é o mais frequente na população brasileira. Mas o O negativo é mais raro no País, sendo apenas encontrado em aproximadamente 6% dos doadores brasileiros. O sangue O negativo tem caráter universal, podendo ser doado para pessoas de todos os tipos sanguíneos. É muito utilizado em casos emergenciais, de pessoas que passam por cirurgia e precisam de transfusão.

Para doar basta estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo de 50 kg e levar documento de identidade original. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

"É muito importante que a população colabore e ajude a reforçar os estoques da Pró-Sangue, por meio de um gesto de solidariedade que pode salvar vidas", afirma Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede da Secretaria. Mais informações podem ser obtidas pelo Alô Pró-Sangue 0800-55-0300 ou no site www.prosangue.sp.gov.br.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaissao-pauloSaúde

Mais de Brasil

Morre Roberto Figueiredo do Amaral, executivo da Andrade Gutierrez

Desabamento e veículos arrastados: véspera de natal é marcada por chuvas em BH

Avião desaparece no AM e mãe de piloto faz apelo por buscas do filho nas redes sociais

STF mantém prisão de Daniel Silveira após audiência de custódia