Brasil

Sorteio de gabinetes na Câmara dá espaço de petista para Nikolas Ferreira e Zé Trovão

Porta do gabinete do deputado Zé Trovão (PL-SC) já tem vários adesivos com mensagens contra o presidente Lula

Mudanças na Câmara: onde entram Nikolas e Zé Trovão? (Depositphotos/Agência Câmara)

Mudanças na Câmara: onde entram Nikolas e Zé Trovão? (Depositphotos/Agência Câmara)

AO

Agência O Globo

Publicado em 1 de fevereiro de 2023 às 16h49.

Deputados de primeiro mandato e expoentes do bolsonarismo, Nikolas Ferreira (PL-MG) e Zé Trovão (PL-SC) já receberam as chaves de seus novos gabinetes, no anexo IV da Câmara.

Enquanto o mineiro vai “herdar” o espaço de um deputado petista, o líder caminhoneiro já adesivou as portas do seu gabinete, com bela vista para o Lago Paranoá, com mensagens contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O prazo para que os gabinetes fossem desocupados pelos parlamentares da antiga legislatura venceu na segunda-feira e a entrega das chaves para os novos deputados foi antecipada para esta véspera de eleição da mesa diretora e posse por um ato da própria mesa. As funcionalidades, como ramais e computadores, só estarão disponíveis a partir de amanhã.

Nikolas Ferreira vai ficar com o gabinete que pertencia ao deputado Padre João (PT-MG), que fica em uma sala ao fim de um dos corredores do sétimo andar do prédio do Anexo IV. Apenas um papel, colado com fita adesiva sobre o nome do petista, indicava que aquele espaço seria ocupado pelo jovem parlamentar. O petista foi reeleito e mudará de gabinete.

Já o líder dos caminhoneiros Zé Trovão ficou com o escritório que pertenceu ao deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), que é suplente. Sua equipe já verificava o espaço na tarde desta terça-feira e, embora a placa ainda identificasse o antigo ocupante, adesivos contra o presidente Lula já estavam fixados na porta. Mensagens como “Foram Lula”, “Eu não votei em ladrão” e “dezfazueli” ilustram a entrada de seu gabinete. Ele será vizinho de andar de Guilherme Boulos (Psol-SP), que vai ocupar um gabinete no mesmo corredor.

Na véspera da eleição da mesa diretora e posse dos novos deputados, a movimentação nos corredores da Câmara ainda é intensa, com muitas equipes de limpeza deixando tudo em ordem para a ocupação dos gabinetes e circulação.

Também houve reforço na segurança, principalmente após os atos golpistas do dia 8 de janeiro que culminaram com a invasão do Congresso e outros palácios. Os acessos ao Congresso pela Esplanada estão bloqueados e a entrada no prédio exige que todos, inclusive funcionários e pessoas com credenciais, passem pelos detectores de metal espalhados pelas entradas do prédio.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosLuiz Inácio Lula da SilvaCongresso

Mais de Brasil

A greve de ônibus acabou? Transporte volta ao normal em São Paulo nesta quarta

Não temos planos de PDV no curto prazo, diz CEO da Copasa

Câmara aprova PL da dosimetria que pode beneficiar Bolsonaro

Rodízio de veículos em São Paulo será suspenso no fim do ano; veja datas