Brasil

Sobem para dez as mortes provocadas pela chuva em Petrópolis

Os deslizamentos de encostas causados pelas fortes chuvas na região foram responsáveis pelas mortes


	Destruição causada pelas enchentes em Petrópolis, no Rio:  com o solo encharcado e previsão de chuva para todo o dia, o risco de desabamentos é permanente
 (Wilson Dias/ABr)

Destruição causada pelas enchentes em Petrópolis, no Rio:  com o solo encharcado e previsão de chuva para todo o dia, o risco de desabamentos é permanente (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2013 às 11h31.

Rio de Janeiro – Subiu para dez o número do mortos em Petrópolis, na região serrana fluminense, vítimas de deslizamentos de encostas em decorrência da forte chuva registrada entre a noite de ontem (17) e a madrugada de hoje (18), segundo a Secretaria Estadual de Defesa Civil. Entre as vítimas estão dois técnicos da Defesa Civil do município.

Segundo o secretário estadual da Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, os rios Quitandinha e Piabinha, que chegaram a transbordar, já voltaram ao nível normal. No entanto, com o solo encharcado e previsão de chuva para todo o dia, ele alerta para o risco permanente de desabamentos. Simões recomenda que as pessoas deixem as áreas de risco e se abriguem em local seguro.

"Nosso foco fica voltado para o risco de escorregamento, porque o solo já está saturado [de água da chuva]”, disse o coronel Simões. “Esse risco está potencializado pelo acumulado de chuva, então as pessoas que sabem que vivem em área de risco é importante que saiam temporariamente de suas casas para abrigos da prefeitura ou para casas de parentes fora dessas áreas”, reforçou.

O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, decretou ponto facultativo nas escolas municipais, que funcionarão como abrigo para receber pessoas nessas situações.

Cerca de 100 bombeiros da cidade do Rio foram enviados a Petrópolis para ajudar nas buscas e salvamentos. Ainda chove na cidade e as equipes da Defesa Civil estão com dificuldade para chegar aos locais atingidos. O bairro de Quintandinha foi um dos mais afetados.

Acompanhe tudo sobre:Chuvascidades-brasileirasDeslizamentosMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Brasil

Ponte que liga os estados de Tocantins e Maranhão desaba; veja vídeo

Como chegar em Gramado? Veja rotas alternativas após queda de avião

Vai viajar para São Paulo? Ao menos 18 praias estão impróprias para banho; veja lista

Quem são as vítimas da queda de avião em Gramado?