Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo
Sicupira deixa conselho da AB InBev; co-autor de massacre preso…
Da Redação
Publicado em 20 de março de 2019 às 07h00.
Última atualização em 20 de março de 2019 às 07h28.
Sicupira deixa conselho da AB InBev
A fabricante de cervejas Anheuser-Busch InBev (AB InBev) anunciou nesta terça-feira mudanças no seu conselho de administração. Olivier Goudet, Alexandre Behring, Stéfan Descheemaeker e Carlos Alberto Sicupira deixarão o conselho após uma assembleia geral de acionistas marcada para 24 de abril. Sicupira, sócio do 3G, é membro do conselho da AB InBev desde 2004. Em seu lugar, o conselho de administração sugeriu o nome de Cecilia Sicupira, sua filha. Em nota, a AB InBev agradeceu os executivos “pelo notável empenho e pelas valiosas contribuições à empresa”, e desejou “grande sucesso em seus futuros empreendimentos”.
–
Sintonia de Bolsonaro e Trump
Com discussão sobre intervenção militar na Venezuela e apoio à entrada brasileira na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o encontro entre os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump na Casa Branca nesta terça-feira, 19, mostrou que os dois líderes estão em sintonia. Bolsonaro disse ter “muito em comum” com o norte-americano, e brincou com o slogan de campanha de colega ao dizer que quer “um Brasil grande”. Após reunião no Salão Oval, onde os líderes trocaram camisas das respectivas seleções de futebol, Trump e Bolsonaro realizaram uma coletiva de imprensa conjunta nos jardins da Casa Branca. Nela, o presidente brasileiro indicou que o Brasil pode considerar adotar a estratégia militar dos Estados Unidos para a crise da Venezuela, mas não confirmou nada. “Tem certas questões que, se você divulgar, deixam de ser estratégia”, disse Bolsonaro. Trump também não deu muitos detalhes e afirmou que, por enquanto, todas as opções estão sobre a mesa.
_
GM anuncia investimento em SP
Durante uma reunião realizada nesta terça-feira, 19, que reuniu o governador de São Paulo, João Doria, e o presidente da montadora automobilística General Motors (GM) na América-Latina, Carlos Zarlenga, a GM anunciou que irá fazer um investimento de cerca de 10 bilhões de reais no estado de SP. Segundo a companhia, o montante deve ser investido entre 2020 e 2024 e, do total, 5 bilhões de reais serão colocados na planta de São José dos Campos. A marca será beneficiada pelo recém lançado programa de incentivo a montadoras de São Paulo, que pode conceder descontos de até 25% do ICMS da companhias que produzem no estado.
_
Beto Richa é preso
O ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) foi preso preventivamente em um desdobramento da operação Quadro Negro, que investiga desvios e irregularidades em obras de escolas do estado. O inquérito apura os crimes de corrupção, fraude à licitação e organização criminosa. A ordem judicial foi cumprida na manhã desta terça-feira, 19, a pedido do Ministério Público estadual. Também foram presos Ezequias Moreira, ex-secretário de Cerimonial e Relações Exteriores do PR, e Jorge Atherino, apontado como operador de Richa. A Justiça ainda emitiu cinco mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-governador.
_
Co-autor de massacre preso
A Polícia Civil apreendeu nesta terça-feira, 19, um menor de idade suspeito de ter participado do planejamento do massacre na Escola Raul Brasil, em Suzano. O garoto de 17 anos foi levado ao Instituto Médico Legal e encaminhado ao Fórum da cidade. O jovem foi reconhecido por meio de fotos por uma testemunha depois de participar de encontros com os autores do atentado em um estacionamento a duas quadras da escola. Ontem, a Vara da Infância e da Juventude determinou 45 dias de internação ao suspeito. Nesta terça, ele será ouvido em uma audiência de apresentação e a Justiça decidirá se mantém a decisão anterior e se o menor deve ou não ser encaminhado para a Fundação Casa.
_
Maia trava pacote de Moro
O presidente da câmara Rodrigo Maia (DEM) travou a tramitação do pacote de medidas apresentado pelo ministro da Justiça, Sergio Moro. Maia determinou a criação de um grupo de trabalho para estudar o pacote de Moro, conhecido como projeto de lei anti crime. Na prática, a tramitação pode ficar suspensa por até 90 dias prorrogáveis enquanto o grupo não apresenta seu parecer, já que a Comissão Especial para o projeto só deverá ser instalada após a conclusão dos trabalhos do grupo.
_
2 Bilhões sem saneamento
Mais de 2 bilhões de pessoas carecem de serviços de saneamento básico no mundo, apontou um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o desenvolvimento mundial da água. A publicação “Não Deixar Ninguém Para Trás” lançada nesta terça-feira, 19, durante a 40ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, na Suíça, mostrou que, apesar do progresso nos últimos 15 anos, o direito à água potável e ao saneamento básico é inacessível para grande parte da população mundial. Em 2015, três em cada 10 pessoas (2,1 bilhões) não tinham acesso a água potável e 4,5 bilhões de pessoas, ou seis em 10, não tinham instalações de saneamento com segurança.
_
Ciclone em Moçambique
O número de pessoas mortas em Moçambique por fortes tempestades e inundações que atingiram o sudeste da África deve aumentar significativamente, disse a Cruz Vermelha nesta terça-feira, 19. As equipes de resgate têm enfrentado dificuldades para avaliar a devastação causada pelo ciclone Idai, que chegou do Oceano Índico com ventos de a 170 km/h no final da semana passada, atingindo Moçambique e, depois, seus vizinhos do interior do Zimbábue e do Malaui. A contagem oficial de mortos em Moçambique, até o momento, é de cerca de 84 pessoas.
_
Presidente do Cazaquistão renuncia
Após quase 30 anos do poder, Nursultan Nazarbayev, presidente do Cazaquistão, renunciou ao cargo. O líder da nação asiática comunicou sua decisão através de um pronunciamento feito pela televisão, no qual ressaltou ter sido o “primeiro presidente do Cazaquistão independente”. Ele comandava o país desde a queda da União Soviética, primeiro como líder comunista, depois como presidente. Apesar da renúncia, o político continuará a presidir o Conselho de Segurança do país e permanecerá como chefe do partido Nur Otan.