Brasil

Serra: sem Palocci, Dilma perde 'primeiro-ministro'

Ex-governador divulgou suas opiniões sobre o caso em seu blog na internet

Serra: "A saída do ministro Antonio Palocci resolveu, sem dúvida, um problema político imediato para a presidente Dilma Rousseff" (Sérgio Andrade/Governo de SP)

Serra: "A saída do ministro Antonio Palocci resolveu, sem dúvida, um problema político imediato para a presidente Dilma Rousseff" (Sérgio Andrade/Governo de SP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2012 às 19h55.

São Paulo - O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) afirmou hoje que o ex-ministro-chefe da Casa Civil Antonio Palocci exercia o papel de um primeiro-ministro no governo federal e agora, com sua saída, a presidente Dilma Rousseff não dispõe de ninguém para substituí-lo em suas funções.

"Palocci era, sem dúvida, o personagem forte de um governo hesitante e fraco do ponto de vista político e administrativo. Até a convulsão que envolveu a si próprio, exercia o papel de primeiro-ministro", disse Serra, em texto publicado em seu blog.

De acordo com o tucano, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva não necessitavam de um primeiro-ministro, mas Dilma precisa. "A saída do ministro Antonio Palocci resolveu, sem dúvida, um problema político imediato para a presidente Dilma Rousseff, que será sucedido por outro de bom tamanho. Vai-se uma crise, chega outra", previu.

Serra afirmou que Palocci é habilidoso nas negociações políticas e tem experiência nas questões da administração federal, tanto que "Lula sempre o levou muito em conta nos assuntos de governo". O ex-governador, que disputou a eleição presidencial de 2010 e foi derrotado por Dilma, ressaltou também que Palocci "tinha liderança dentro do PT e desfrutava de relações próximas com Lula - virtual tutor da presidente e, ao mesmo tempo, seu potencial causador de enxaqueca política até 2014".

Acompanhe tudo sobre:Antonio PalocciGoverno DilmaInternetJosé SerraMinistério da Casa CivilOposição políticaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

SP ainda tem 36 mil casas sem energia neste domingo

Ponte que liga os estados de Tocantins e Maranhão desaba; veja vídeo

Como chegar em Gramado? Veja rotas alternativas após queda de avião

Vai viajar para São Paulo? Ao menos 18 praias estão impróprias para banho; veja lista