Brasil

"Seria um retrocesso", afirma Barroso sobre retomar voto impresso

Ministro repetiu que a época de fraudes em apurações de votos foi superada no Brasil

Barroso: Não tenho a pretensão de ter algo a ensinar. O que eu acho é que precisamos mudar para o sistema distrital misto com urgência" (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Barroso: Não tenho a pretensão de ter algo a ensinar. O que eu acho é que precisamos mudar para o sistema distrital misto com urgência" (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de novembro de 2020 às 18h10.

Última atualização em 9 de novembro de 2020 às 16h20.

Um dia após o presidente Jair Bolsonaro defender a adoção do voto impresso, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ministro Luís Roberto Barroso, voltou a chamar a proposta de "retrocesso". "As urnas eletrônicas são confiáveis. O problema delas é o custo", declarou Barroso nesta sexta-feira, 6, durante o oitavo Fórum Liberdade e Democracia, em Vitória.

O mundo está mais complexo, mas dá para começar com o básico. Veja como, no Manual do Investidor

Sem citar a fala de Bolsonaro, o ministro repetiu que a época de fraudes em apurações de votos foi superada no Brasil e reforçou sua posição favorável à adoção do voto distrital misto. O presidente do TSE já havia defendido as urnas eletrônicas — embora pondere sobre seu valor elevado — e a mudança do sistema eleitoral durante live promovida pelo Broadcast Político em 23 de outubro.

Para reduzir o gasto público com o sistema eleitoral, o TSE trabalha em torno de um projeto para possibilitar "eleições digitais", de acordo com Barroso. "De preferência, utilizando o dispositivo móvel de cada um. Estamos estudando."

Eleições americanas

Em meio à reta final da apuração de votos nos Estados Unidos, Barroso evitou comparar o sistema eleitoral brasileiro com o americano. "Não tenho a pretensão de ter algo a ensinar. O que eu acho é que precisamos mudar para o sistema distrital misto com urgência", afirmou, no evento.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesTSEJair BolsonaroLuís Roberto Barroso

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos