Brasil

Senador Clésio Andrade renuncia por motivos de saúde

Político é réu em ação penal do STF pelo suposto envolvimento no chamado mensalão tucano


	Senador Clésio Andrade, do PMDB de Minas Gerais
 (Geraldo Magela/Agência Senado)

Senador Clésio Andrade, do PMDB de Minas Gerais (Geraldo Magela/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2014 às 17h47.

Brasília - O senador Clésio Andrade (PMDB-MG), réu em ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo suposto envolvimento no chamado mensalão tucano, renunciou ao mandato nesta terça-feira alegando problemas de saúde.

"(Renuncio) por motivo de acometimento de problema de saúde, que acarretará procedimentos e tratamentos que se estenderão pelo tempo que resta de meu mandato", informou Andrade em ofício encaminhado ao Senado.

"Não optei por licença, uma vez que considero prejuízo ao erário público o recebimento sem o respectivo desempenho das funções", diz o texto lido no plenário pelo vice-presidente da Casa, senador Tião Viana (PT-AC).

No lugar de Andrade, assumirá Antônio Aureliano Sanches de Mendonça, filho do ex-governador mineiro e ex-vice-presidente da República, Antônio Aureliano Chaves de Mendonça.

Segundo a Agência Senado, Andrade terá de se submeter a uma cirurgia devido a um grave problema ósseo e a recuperação do procedimento se estenderá por pelo menos 120 dias.

No STF, Andrade é réu na ação penal que investiga o desvio de verbas públicas em Minas Gerais para o caixa de campanha de Eduardo Azeredo (PSDB) à reeleição do governo estadual em 1998, o chamado mensalão tucano.

Andrade era candidato a vice-governador na chapa de Azeredo. Azeredo renunciou ao mandato de deputado federal neste ano para evitar o julgamento do caso no STF, que enviou o processo para a primeira instância da Justiça Federal de Minas Gerais.

O caso do senador ainda não tem data para ser analisado pelos ministros do Supremo.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilSenadoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

"Enem dos Concursos": governo divulga nesta quarta-feira cartão com locais das provas do CNU

Capitais do Nordeste têm disputa liderada pela centro-direita e PL mais competitivo que o PT

STF mantém vínculo entre entregador e empresa contratada pelo iFood

Eleição 2024: Debates para prefeitura de Curitiba começam nesta quinta; confira data e onde assistir

Mais na Exame