Brasil

Senado aprova incentivo fiscal para empresa que contratar idoso

A PL 4.890/2019, de autoria do senador Chico Rodrigues (PSB-RR), foi aprovada em caráter terminativo na CAE e segue para análise da Câmara dos Deputados

Idosos: A medida teria duração de até cinco anos e valeria apenas para novas contratações (Pedro França/Agência Senado/Flickr)

Idosos: A medida teria duração de até cinco anos e valeria apenas para novas contratações (Pedro França/Agência Senado/Flickr)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 8 de setembro de 2023 às 12h43.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou na quarta-feira, 5, um projeto de lei que concede incentivos fiscais para empresas que contratarem colaboradores com idade igual ou superior a 60 anos. A PL 4.890/2019, de autoria do senador Chico Rodrigues (PSB-RR), foi aprovada em caráter terminativo na CAE e segue para análise da Câmara dos Deputados.

Segundo o projeto, a empresa poderá deduzir dos 20% de contribuição patronal sobre a folha de pagamento o valor de um salário mínimo para cada semestre de contrato de trabalho que estiver vigente relativo ao empregado contratado com idade igual ou superior a 60 anos. A medida teria duração de até cinco anos e valeria apenas para novas contratações.

Rodrigues justificou que a medida cumpre o Estatuto do Idoso, ao estimular à admissão de idosos no mercado de trabalho. O autor da medida disse que trabalhar traz benefícios físicos, cognitivos, psicológicos e sociais para os idosos, que justificam a redação do projeto.

O relator da proposta, o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), defendeu a medida e disse que a melhoria do mercado de trabalho para pessoas mais velhas é um dos temas centrais do século 21. Cunha disse que a medida possui sustentabilidade econômica. Segundo nota de Impacto Orçamentário e Financeiro 30, de 2018, elaborada pela Consultoria de Orçamentos do Senado Federal, a depender da taxa de crescimento da contratação de pessoas cima de 60 anos, a medida pode custar de R$ 9 bilhões a  R$ 15 bilhões.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui mais de 28 milhões de pessoas idosas, 13% da população do país, que deve dobrar nas próximas décadas, conforme levantamento de projeção da população divulgado pelo IBGE em 2018. Segundo o instituto, a expectativa de vida dos brasileiros naquele ano era de 76,3 anos — 72,8 para homens e 79,9 para mulheres.

Com informações da Agência Senado.

Acompanhe tudo sobre:SenadoTerceira idade

Mais de Brasil

Governo quer aumentar pena máxima de 4 para 6 anos de prisão a quem recebe ou vende celular roubado

Alexandre de Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro sobre fraude em cartão de vacina

PEC da Segurança será enviada ao Congresso nas próximas semanas, diz Sarrubbo

Grupo Comporte vence leilão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM