Brasil

Senado aprova em primeiro turno PEC para ajudar estados

O Senado aprovou em primeiro turno a PEC que permite a estados, Distrito Federal e municípios usar parte do dinheiro depositado na Justiça para pagar dívidas


	Senado: segundo o texto, a utilização dos créditos deverá ser precedida da criação de um fundo garantidor
 (Arquivo/ Agência Brasil/Senado, senadores)

Senado: segundo o texto, a utilização dos créditos deverá ser precedida da criação de um fundo garantidor (Arquivo/ Agência Brasil/Senado, senadores)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2016 às 22h40.

O Senado aprovou hoje (1º), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, que permite a estados, Distrito Federal e municípios usar parte do dinheiro depositado na Justiça para pagar dívidas públicas. A proposta, que precisa ser votada em segundo turno, recebeu 51 votos a favor e 14 contrários.

De acordo com o texto, fica autorizado o financiamento da parcela que ultrapassar a média do comprometimento percentual da receita corrente líquida dos estados, do Distrito Federal e dos municípios nos cinco anos imediatamente anteriores.

O relator da proposta no plenário, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), acatou emenda proposta pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que reduz de 40% para 20% o percentual destinado à quitação envolvendo partes privadas.

Segundo o texto, a utilização dos créditos deverá ser precedida da criação de um fundo garantidor composto pela parcela restante dos depósitos judiciais. A PEC permite o pagamento parcelado, em até seis exercícios, de precatório com valor superior a 15% do montante dos precatórios apresentados. Depois de aprovada pelo Senado, a matéria será encaminhada à Câmara dos Deputados.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilJustiçaSenadoEstados brasileiros

Mais de Brasil

Câmara aprova urgência de projeto que acaba com a patente do Mounjaro e Zepbound

MP de São Paulo afirma que vai apurar superlotação em bloco de carnaval na Consolação

Anvisa alerta para risco de pancreatite por uso de canetas emagrecedoras sem prescrição médica

Motta diz que iniciará tramitação de PEC que acaba com a escala 6x1