Brasil

Sem acordo, PEC 37 deve ficar para o 2º semestre

Proposta de Emenda Constitucional elimina poderes de investigação do Ministério Público


	Sem um acordo entre representantes do Ministério Público (MP) e da Polícia Federal (PF) votação da PEC 37 deve ficar para o próximo semestre
 (Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

Sem um acordo entre representantes do Ministério Público (MP) e da Polícia Federal (PF) votação da PEC 37 deve ficar para o próximo semestre (Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2013 às 09h08.

Brasília - Sem um acordo entre representantes do Ministério Público (MP) e da Polícia Federal (PF), deve ficar para o próximo semestre a votação da PEC 37, Proposta de Emenda Constitucional que elimina poderes de investigação do Ministério Público.

O projeto retira dos promotores a prerrogativa de fazer investigações criminais e por improbidade contra prefeitos, deputados, secretários de Estado e outras autoridades envolvidas em fraudes e corrupção. Esse tipo de investigação, de acordo com o texto original, ficaria a cargo, exclusivamente, das Polícias Federais e Civis.

A PEC 37 foi aprovada em Comissão Especial e aguarda o fim do impasse para ser discutida no plenário da Câmara dos Deputados.

Desde o final do mês passado, um grupo integrado por representantes do MP e da PF se reúne na tentativa de chegar a um texto de consenso. Até o momento há resistências de ambas as partes.

"A perspectiva é que dificilmente conseguiremos um acordo", disse o deputado Fábio Trad (PMDB-MS), que também integra o grupo de trabalho. Uma última tentativa de acordo deve ocorre nesta quarta-feira, 19, mas com poucas chances de avanços.

"Ficando para o próximo semestre, vamos usar esse período para tentar construir uma nova proposta, desta vez um projeto de Lei Complementar", acrescentou Trad.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosMinistério PúblicoPEC 37Polícia FederalPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame