Brasil

Secretaria recomenda que Alves rejeite pedido do PSOL

Argumento do secretário-geral é que o ofício do PSOL é "genérico", não está bem fundamentado e faz juízo de valor sobre denúncias veiculadas contra André Vargas


	Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves: palavra final será dada por Alves na próxima semana
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves: palavra final será dada por Alves na próxima semana (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2014 às 09h11.

Brasília - A Secretaria Geral da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados recomendou ao presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que rejeite o pedido de investigação solicitado pelo PSOL contra o vice-presidente da Casa, André Vargas (PT-RN).

O argumento do secretário-geral, Mozart Vianna, é que o ofício do PSOL é "genérico", não está bem fundamentado e faz juízo de valor sobre as denúncias veiculadas contra o petista. A palavra final será dada por Alves na próxima semana.

A Secretaria diz no documento que será entregue ao presidente da Câmara que o autor do requerimento, o líder do partido Ivan Valente (SP), não observou os requisitos mínimos para a formulação do requerimento de representação.

"Para iniciar um processo, a denúncia é frágil. Não tem sustentação, não tem fundamentação", concluiu o secretário.

Hoje, DEM e PSDB anunciaram que vão protocolar uma representação por quebra de decoro parlamentar contra Vargas no Conselho de Ética da Câmara.

Os partidos de oposição alegam que o petista quebrou o decoro e que o uso da aeronave emprestada pelo doleiro Alberto Youssef - preso em uma operação da Polícia Federal por suspeita de participar de um esquema de lavagem de dinheiro - configura recebimento de vantagem indevida. Nestes casos, o parlamentar fica sujeito a perda do mandato.

Nesta semana, Vargas foi à tribuna dar explicações aos colegas. Em 10 minutos de discurso, o petista disse que foi "imprudente" e que não sabia das investigações contra o doleiro, com quem mantém amizade há 20 anos.

Acompanhe tudo sobre:Andre VargasCâmara dos DeputadosDoleirosHenrique AlvesMDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPSOL – Partido Socialismo e Liberdade

Mais de Brasil

PT pede cassação de chapa do PL que elegeu Jair Renan Bolsonaro por suposta fraude na cota de gênero

Instituto Butantan pede registro de vacina contra dengue à Anvisa

Como dar entrada no seguro-desemprego? Veja o passo a passo