Brasil

São Sebastião pode ter 1ª praia de nudismo de SP

A proposta é da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) e, caso seja acatada, será a primeira praia oficial do gênero no litoral paulista


	Em toda a orla brasileira, existem apenas oito praias oficiais de nudismo

Em toda a orla brasileira, existem apenas oito praias oficiais de nudismo

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2013 às 09h44.

São Sebastião - A ideia de transformar a Praia Brava, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, em local de nudismo vem provocando polêmica no município.

A proposta é da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) e, caso seja acatada, será a primeira praia oficial do gênero no litoral paulista.

Em toda a orla brasileira, são apenas oito praias. Ao longo dos anos, outras propostas naufragaram na região, como foi o caso de Ilhabela, que na década de 1990 teve até projeto de lei municipal para transformar a Praia da Caveira em local exclusivo para naturistas. Foi rejeitado.

A Praia Brava tem difícil acesso - feito apenas por trilha ou barcos - e está localizada ao lado da Praia de Boiçucanga, em uma área de proteção ambiental. Na prática, o lugar já vem sendo usado por adeptos do naturismo.

A proposta, porém, desagrada aos moradores e turistas, especialmente surfistas, que aproveitam as ondas que fazem jus ao nome do local. Como acontece em outras praias oficiais de nudismo, a entrada de banhistas com roupas seria proibida.

"Se virar praia de nudistas, vou ser proibido de circular por aqui de sunga?", questiona o paulistano Otávio Meira Junior, de 19 anos, que a cada 15 dias frequenta a praia. "Já vi pessoas nuas aqui e pensamos até em chamar a polícia", acrescentou a namorada de Junior, Marcela Menezes, de 19 anos.


O ajudante de pedreiro Oswaldo Nascimento, de 39 anos, disse já ter ficado constrangido ao ver um casal passeando de mãos dadas sem roupas. "Só pode ser o fim do mundo."

A Federação Brasileira de Naturismo foi procurada pela reportagem para comentar o assunto, mas ninguém respondeu.

O grupo pertencente à federação que tenta transformar a Praia Brava em local reservado para naturismo pretende participar de uma audiência com o prefeito Ernane Primazzi (PSC), para apresentar oficialmente a proposta.

Também procurada, a prefeitura de São Sebastião não respondeu.

Tambaba, na Paraíba, foi a primeira praia brasileira a autorizar oficialmente que os frequentadores tirassem a roupa. Em Santa Cataria, há três praias do tipo: Pedras Altas (Palhoça), Galheta (Florianópolis) e Praia do Pinho (Balneário Camboriú).

O Rio de Janeiro tem duas áreas para a prática do naturismo: Olho de Boi (Búzios) e Praia do Abricó (Rio). As outras ficam no Espírito Santo - Barra Seca (Linhares) - e Bahia - Massarandupió (Entre Rios).

Acompanhe tudo sobre:Estado de São PauloNudez

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp