Brasil

São Pedro-SP faz racionamento de água há 15 dias

A questão agrava-se nos finais de semana, quando a população local cresce para 70 mil pessoas, por causa do turismo e das chácaras

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2014 às 15h00.

Campinas (SP) - Com 31 mi habitantes, São Pedro (SP) faz há 15 dias racionamento de água por causa do baixo nível do rio e do reservatório local.

Das 13 às 17 horas, os moradores da estância turística, na região de Piracicaba, ficam com o fornecimento interrompido.

A questão agrava-se nos finais de semana, quando a população local cresce para 70 mil pessoas, por causa do turismo e das chácaras. O Rio Pinheiro, que abastece 60% da cidade, está com 40% do volume.

Em Valinhos, foi decretado nesta quinta-feira, 6, estado de emergência e que a partir desta sexta-feira, 7, haverá racionamento programado em todo o município.

Por dia, duas regiões da cidade ficarão sem fornecimento por 18 horas. Foi também decidida a aplicação de multa para quem for pego lavando calçada ou carros, como havia sido resolvido em Campinas.

A cidade já havia feito o rodízio no abastecimento no início da semana. Cosmópolis também inicia essa semana o racionamento de água. As interrupções ocorrerão das 22 às 7 horas.

Além de Campinas, Americana, Artur Nogueira, Jaguariúna, Mombuca, Pedreira e Sumaré estão na iminência de ter de começar a cortar o fornecimento.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisÁguaConsumoSão Paulo capital

Mais de Brasil

Anvisa anuncia proibição de suplementos da empresa Livs Brasil

Morte do cão Orelha mobiliza protestos pelo Brasil

Defesa Civil emite alerta de chuva forte e granizo em São Paulo neste domingo

Rio de Janeiro registra mais de 72 mil roubos e furtos de celulares em 2025