EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 6 de fevereiro de 2014 às 15h00.
Campinas (SP) - Com 31 mi habitantes, São Pedro (SP) faz há 15 dias racionamento de água por causa do baixo nível do rio e do reservatório local.
Das 13 às 17 horas, os moradores da estância turística, na região de Piracicaba, ficam com o fornecimento interrompido.
A questão agrava-se nos finais de semana, quando a população local cresce para 70 mil pessoas, por causa do turismo e das chácaras. O Rio Pinheiro, que abastece 60% da cidade, está com 40% do volume.
Em Valinhos, foi decretado nesta quinta-feira, 6, estado de emergência e que a partir desta sexta-feira, 7, haverá racionamento programado em todo o município.
Por dia, duas regiões da cidade ficarão sem fornecimento por 18 horas. Foi também decidida a aplicação de multa para quem for pego lavando calçada ou carros, como havia sido resolvido em Campinas.
A cidade já havia feito o rodízio no abastecimento no início da semana. Cosmópolis também inicia essa semana o racionamento de água. As interrupções ocorrerão das 22 às 7 horas.
Além de Campinas, Americana, Artur Nogueira, Jaguariúna, Mombuca, Pedreira e Sumaré estão na iminência de ter de começar a cortar o fornecimento.