Brasil

São Paulo está em estado de atenção para alagamentos nesta segunda, 17

Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas alerta para tempestade com raios e fortes rajadas de vento até o início desta noite

Chuva em São Paulo: estado está sob alerta laranja de perigo para tempestades (Paulo Pinto/Fotos Públicas)

Chuva em São Paulo: estado está sob alerta laranja de perigo para tempestades (Paulo Pinto/Fotos Públicas)

Maria Eduarda Lameza
Maria Eduarda Lameza

Estagiária de jornalismo

Publicado em 17 de novembro de 2025 às 13h48.

Tudo sobreChuvas
Saiba mais

Toda a cidade de São Paulo está em estado de atenção para alagamentos no início da tarde desta segunda-feira, 17, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura. A virada no tempo veio com a chegada de uma frente fria vinda do litoral paulista que pode causar tempestades com raios e rajadas de vento que podem superar os 50km/h até o início da noite.

O CGE alerta, ainda, para o risco de queda de árvores em toda a cidade. O radar meteorológico do Centro mostra chuva intensa na Zona Sul, principalmente nas subprefeituras de Parelheiros, Capela do Socorro e MBoi Mirim. Segundo o CGE, as instabilidades devem se afastar da Grande São Paulo na quarta-feira, 19. 

Alerta laranja

O estado de São Paulo está em alerta laranja de perigo para tempestades segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Isso significa que pode chover entre 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. O Instituto alerta para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Outros estados do Sudeste e do Centro-Oeste também estão sobre alerta.

O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, a recomendação é para que os motoristas não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas. Também é aconselhável retirar aparelhos elétricos da tomada.

Em caso de emergências, ligue para a Defesa Civil (telefone 199) ou para o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Acompanhe tudo sobre:ChuvasSão Paulo capital

Mais de Brasil

Defesa Civil emite alerta severo de chuva forte e granizo em SP nesta terça

Investigação aponta quatro servidores da Receita que vazaram dados do STF

Receita diz que não 'tolera desvios' após operação da PF sobre possíveis vazamentos de dados

Desfile de Carnaval no Rio: Anac notifica Portela por drone na Sapucaí