Brasil

São Paulo e Rio de Janeiro registram a tarde mais fria do ano nesta quarta-feira

Em São Paulo, os termômetros marcaram máxima média de apenas 12 °C

 (Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

(Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 2 de julho de 2025 às 17h49.

Última atualização em 2 de julho de 2025 às 18h16.

As cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro registraram, na tarde desta quarta-feira, 2, as temperaturas mais baixas do ano, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em São Paulo, os termômetros marcaram máxima média de apenas 12 °C. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), os valores extremos chegaram a 9 °C em Parelheiros e 12 °C em Perus, indicando sensação térmica ainda mais gelada em alguns bairros. O dia na capital paulista foi marcado por céu encoberto, umidade alta e risco de garoa.

Já no Rio de Janeiro, a manhã começou com 13,5 °C no Alto da Boa Vista. Apesar de o sol aparecer entre nuvens, a tarde seguiu fria, na linha do esperado para o clima ameno de inverno carioca.

Por que a temperatura caiu tanto?

O que explica a queda acentuada das temperaturas foi a chegada de uma massa de ar frio de origem polar, que avançou sobre o Sudeste nas últimas horas. Esta massa foi responsável pelo intenso resfriamento e pela formação de nuvens grossas que impediram o aquecimento natural durante a tarde.

Em São Paulo, a previsão do CGE é de que o clima permaneça de frio e úmido nos próximos dias, com possibilidades de garoa e máximas que não devem ultrapassar os 14 °C.

E como será a temperatura na quinta-feira?

A quinta-feira, 3, deve ser marcada por tempo instável, com chuva ao longo do dia e risco de trovoadas. As temperaturas permanecem baixas, variando entre 11 °C e 14 °C, segundo a previsão em São Paulo. A expectativa é de que o cenário chuvoso se mantenha até a sexta-feira, 4, com a influência da massa de ar frio ainda atuando sobre a capital.

Já no Rio de Janeiro, espera-se que os termômetros continuem variando entre 19 °C e 25 °C ao longo do dia, e com a mínima prevista para o período da noite, podendo chegar a 17 °C.

De acordo com os meteorologistas, até sexta-feira, 4, os acumulados de chuva podem chegar a 150 mm em áreas do litoral e da Região Serrana. O tempo deve seguir instável nos próximos dias, com chuvas persistentes na quinta-feira, 3, e na sexta. A trégua da chuva está prevista para sábado, 5, quando o sol deve voltar a aparecer entre nuvens.

Acompanhe tudo sobre:ClimaMudanças climáticascidades-brasileirasCidadesSão Paulo capitalRio de Janeiro

Mais de Brasil

Governo de SP avança para concessão do Parque Bruno Covas

Boulos diz que governo vai articular no Congresso para manter veto de Lula ao PL da Dosimetria

Defesa de Bolsonaro pede ao STF autorização para reduzir pena por meio da leitura

Provão Paulista: estudantes podem consultar resultados da avaliação de 2025