Brasil

São Paulo deve ter chuva isolada durante todo o dia nesta quarta-feira

Litoral da região Sul tem alerta laranja para tempestades, com risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios

São Paulo deve enfrentar dia úmido com possibilidade de chuva isolada, com máximas de 27°C e risco de alagamentos (Roberto Parizotti/Fotos Públicas)

São Paulo deve enfrentar dia úmido com possibilidade de chuva isolada, com máximas de 27°C e risco de alagamentos (Roberto Parizotti/Fotos Públicas)

Publicado em 9 de abril de 2025 às 06h53.

Última atualização em 9 de abril de 2025 às 06h56.

Tudo sobrePrevisão do tempo
Saiba mais

A quarta-feira, 9, na região metropolitana de São Paulo será marcada por um dia úmido, com possibilidade de chuva isolada ao longo de todo o dia. Após uma terça-feira, 8, sem precipitação, o tempo deverá se manter instável, com períodos de nebulosidade e pancadas de chuva, especialmente no período da tarde e início da noite.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, a previsão é de chuva fraca pela manhã, com possibilidade de ocorrer em algumas áreas.

A partir do meio da tarde, a propagação de áreas de instabilidade pode provocar pancadas isoladas de chuva, com possibilidade de chuvas de moderada a forte intensidade, acompanhadas de raios e rajadas de vento.

A combinação de chuva forte e ventos aumenta o risco de alagamentos e quedas de árvores.

Apesar da grande nebulosidade, o sol pode aparecer em alguns momentos, favorecendo a elevação das temperaturas ao longo do dia. A previsão é de que os termômetros variem entre mínimas de 16°C e máximas que podem alcançar os 27°C.

Na terça-feira, 8, a temperatura máxima na estação meteorológica do Alto de Santana, na zona norte da capital paulista, foi de 28,3°C, enquanto a mínima foi de 14,7°C.

Além da capital, a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o litoral é de tempo instável. Na Baixada Santista, a temperatura mínima deve ficar em torno dos 19°C, com máxima de 27°C. Já em Ubatuba, no litoral norte, o calor deve ser um pouco mais intenso, atingindo os 29°C.

No interior do estado, a nebulosidade será predominante, com pancadas de chuva isoladas e trovoadas. No entanto, a temperatura será mais alta. Em cidades como Ribeirão Preto, a variação de temperatura deve ser de 21°C a 32°C, enquanto em Campinas os termômetros podem variar de 18°C a 31°C.

Litoral da região Sul tem alerta laranja para tempestades

O Inmet emitiu um alerta laranja, de perigo, para tempestades na região litorânea dos estados do Sul, com previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 e 100 mm/dia. As áreas mais afetadas são Pelotas e Porto Alegre (RS), Criciúma, Florianópolis, Blumenau e Joinville (SC), e Curitiba (PR), onde o solo já está saturado pelas chuvas dos últimos dias.

O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) destacou que a previsão de chuvas intensas à tarde pode agravar a situação, com risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios, especialmente em áreas urbanas mais suscetíveis.

"A faixa leste dos três estados, com destaque para Pelotas e arredores (RS), Criciúma e Curitiba, está sob alerta devido à possibilidade de pancadas fortes e rápidas, agravadas por rajadas de vento", informou o órgão.

Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempoClimaChuvas

Mais de Brasil

Defesa Civil emite alerta severo de chuva forte e granizo em SP nesta terça

Investigação aponta quatro servidores da Receita que vazaram dados do STF

Receita diz que não 'tolera desvios' após operação da PF sobre possíveis vazamentos de dados

Desfile de Carnaval no Rio: Anac notifica Portela por drone na Sapucaí