Brasil

Sabesp reduz pressão da água fornecida durante madrugada

Houve redução de 75% da pressão da água fornecida em SP entre meia-noite e 5 horas, mostra documento da Prefeitura. Para especialistas, é sinal de racionamento


	Água: redução na pressão coloca em risco fornecimento em regiões mais altas
 (Fred Tanneau/AFP)

Água: redução na pressão coloca em risco fornecimento em regiões mais altas (Fred Tanneau/AFP)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 16 de abril de 2014 às 10h46.

São Paulo - O nível do Sistema Cantareira já beira os 12%, na pior crise de água registrada em São Paulo. Relatos de desabastecimento pontuais começam a aparecer. Sinais de racionamento? A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) diz que não. Porém, um documento obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra que a situação já é de contenção.

Houve redução de 75% da pressão da água fornecida na cidade durante a madrugada, no período entre meia-noite e 5 horas, segundo informação de um ofício distribuído, ontem, pela prefeitura paulistana a gestores municipais.

Especialista no setor ouvidos pelo jornal são categóricos ao afirmar que tal medida caracteriza racionamento do recurso. A redução na pressão coloca em risco o abastecimento de água para regiões mais altas de São Paulo, prejudicando a qualidade do serviço.

Contudo, a medida ajuda a minimizar as perdas por vazamentos na rede de distribuição. Procurada pela reportagem, a Prefeitura informou que não comentaria o teor do documento.

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o grupo anticrise que monitora a baixa no sistema Cantareira recomendou que a Sabesp comece a se planejar para operar com vazão ainda menor do que a que está autorizada hoje.

Em agosto de 2014, a outorga do Sistema Cantareira deverá ser renovada. Na ocasião, o governo paulista vai decidir quanto de água o sistema poderá prover por dia, que regiões serão abastecidas, e com que prioridade.

A Sabesp já pediu a renovação da outorga do sistema Cantareira.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisServiçosSabespÁguaMeio ambienteSaneamento

Mais de Brasil

Governo se reúne com setor pornô para discutir proteção de menores na internet

Lula sanciona lei que proíbe descontos automáticos em pagamentos do INSS

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS termina em 14 de fevereiro

Defesa de Bolsonaro promete medidas legais após Moraes negar ida a hospital