Brasil

Rui Costa confirma Miriam Belchior como futura ministra da Casa Civil

Ministro deixará o cargo em março para disputar vaga no Senado pela Bahia

Casa Civil: Miriam Belchior, atual secretária-executiva, foi indicada por Lula para assumir o ministério a partir de abril. (José Cruz/Agência Brasil)

Casa Civil: Miriam Belchior, atual secretária-executiva, foi indicada por Lula para assumir o ministério a partir de abril. (José Cruz/Agência Brasil)

Publicado em 29 de janeiro de 2026 às 10h37.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou nesta quinta-feira, 29, que a atual secretária-executiva da pasta, Miriam Belchior, será indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o comando do ministério a partir de abril.

Costa afirmou que deixará o cargo em março para disputar uma vaga no Senado pela Bahia. A informação foi divulgada pelo ministro em entrevista a uma rádio de Jequié (BA).

“O presidente já comunicou a sua escolha tanto a mim quanto à Miriam. Ela foi ministra do Planejamento, trabalha muito, é uma técnica competente e assume o ministério no início de abril. A prioridade do presidente é que as indicações sejam de quem já está na equipe, para não haver descontinuidade nas ações de governo”, afirmou Costa.

Papel estratégico da Casa Civil

A Casa Civil funciona no Palácio do Planalto e é considerada um dos principais centros administrativos do governo federal. A pasta é responsável por coordenar e articular a execução das políticas públicas entre os ministérios, além de acompanhar a implementação das principais decisões do Executivo.

Tradicionalmente, o comando da Casa Civil é entregue a um nome de confiança direta do presidente, devido ao papel central do ministério na coordenação política e administrativa do governo.

Miriam Belchior é secretária-executiva da pasta e já ocupou o cargo de ministra do Planejamento, o que, segundo Rui Costa, contribuiu para a decisão de manter a sucessão dentro da equipe atual, preservando a continuidade da gestão.este

Acompanhe tudo sobre:Ministério da Casa CivilRui Costa

Mais de Brasil

Investigação aponta quatro servidores da Receita que vazaram dados do STF

Receita diz que não 'tolera desvios' após operação da PF sobre possíveis vazamentos de dados

Desfile de Carnaval no Rio: Anac notifica Portela por drone na Sapucaí

Bolsonaro teve tontura durante caminhada e está bem, diz Michelle