Brasil

RS registra 30 mortes violentas no fim de semana

A disputa por território entre quadrilhas do tráfico tem assustado a população - desde o início do ano, oito corpos foram deixados pelos bairros periféricos


	Violência: a disputa por território entre quadrilhas do tráfico tem assustado a população - desde o início do ano, oito corpos foram deixados pelos bairros periféricos
 (Thinckstock)

Violência: a disputa por território entre quadrilhas do tráfico tem assustado a população - desde o início do ano, oito corpos foram deixados pelos bairros periféricos (Thinckstock)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2016 às 12h58.

Porto Alegre - O último fim de semana foi um dos mais violentos na história do Rio Grande do Sul. Segundo levantamento da Agência RBS, entre sexta e domingo, 2 e 4, ao menos 30 pessoas morreram de forma violenta - em acidentes de trânsito ou assassinatos - no Estado, que vive uma grave crise de segurança.

Com dez mortes, a capital, Porto Alegre, e a Região Metropolitana puxam os números para cima. Em média, há 7,5 mortes violentas por dia no Estado.

O Rio Grande do Sul vive uma escalada da violência. Na Região Metropolitana, a disputa por território entre quadrilhas do tráfico de drogas tem assustado a população - desde o início do ano, oito corpos esquartejados foram deixados pelas ruas de bairros periféricos.

Em 2016, o crime que mais cresceu no Estado foi latrocínio (roubo seguido de morte), que aumentou 34,34% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado.

Em meio à crise, o governador José Ivo Sartori (PMDB) nomeou um novo secretário de Segurança, Cezar Schirmer, ex-prefeito da cidade gaúcha de Santa Maria.

A escolha foi criticada pelo fato de Schirmer ter sido indiciado na investigação sobre o incêndio da Boate Kiss, em janeiro de 2013. O inquérito foi arquivado pelo Ministério Público.

Sartori pediu e o governo federal enviou a Força Nacional para o Estado. Há uma semana, 120 pessoas auxiliam no patrulhamento da capital, mas devem deixar a cidade em menos de 60 dias.

Acompanhe tudo sobre:MortesViolência urbanaRio Grande do Sul

Mais de Brasil

Para Lula, Brasil saiu vencedor do tarifaço de Trump

Lula estabelece cota para exibição de filmes nacionais nos cinemas em 2026

Governo estuda tarifa zero no transporte público, diz ministro das Cidades

Bolsonaro é considerado apto e fará cirurgia de hérnia 9h na quinta