Brasil

Rosa Weber suspende decreto de Roraima sobre venezuelanos

Pedido de suspensão foi feito pela Advocacia-Geral da União (AGU), que recorreu ao Supremo porque considera que o decreto "é inconstitucional"

Decreto do governo de Roraima determinava aumento de rigor da segurança pública e da vigilância das forças policiais na fronteira com a Venezuela (Nacho Doce/Reuters)

Decreto do governo de Roraima determinava aumento de rigor da segurança pública e da vigilância das forças policiais na fronteira com a Venezuela (Nacho Doce/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 8 de agosto de 2018 às 21h08.

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber suspendeu hoje (8) o decreto do governo de Roraima determinando aumento de rigor da segurança pública e da vigilância das forças policiais na fronteira com a Venezuela, além da regulamentação de acesso a serviços públicos para eventual atendimento de imigrantes para o estado.

O pedido de suspensão foi feito pela Advocacia-Geral da União (AGU), que recorreu ao Supremo porque considera que o decreto "é inconstitucional por tratar de atividades de competência da União", como o controle de fronteiras, aduana, imigração, inspeção de bagagens, veículos e verificação de documentos em postos fiscais.

O Decreto 25.681/2018, publicado na página 2 do Diário Oficial do Estado, estabelece ainda mais fiscalização de trânsito contra veículos estrangeiros e também prevê que deverão ser editadas normas sobre a emissão de carteira de identidade e sobre o acesso aos serviços de saúde e do Instituto Médico-Legal.

Acompanhe tudo sobre:ImigraçãoVenezuelaRoraimaRosa Weber

Mais de Brasil

Como vai funcionar a inscrição automática do Enem para alunos da rede pública

Relatório destrava sabatina de Otto Lobo para presidência da CVM

AtlasIntel: Lula tem 48,9% e Flávio Bolsonaro, 41,8%, no 2º turno

AtlasIntel: desaprovação de Lula cai pela 2ª vez consecutiva e chega a 51,3%