Brasil

Ricardo Salles revoga despacho que regularizava invasões na Mata Atlântica

Despacho reconhecia áreas de preservação permanentes (APPs) desmatadas e ocupadas até julho de 2008 como propriedades rurais na Mata Atlântica

Ricardo Salles: para o ministro, o aumento de quase 30% é ainda “aquém do esperado”  (Nacho Doce/Reuters)

Ricardo Salles: para o ministro, o aumento de quase 30% é ainda “aquém do esperado” (Nacho Doce/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de junho de 2020 às 10h07.

Última atualização em 4 de junho de 2020 às 10h25.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, revogou despacho assinado por ele em abril que poderia anular infrações ambientais e anistiar desmatadores da Mata Atlântica. A revogação está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira.

O despacho invalidado reconhecia como consolidadas as áreas de preservação permanentes (APPs) desmatadas e ocupadas até julho de 2008 em propriedades rurais na Mata Atlântica. Na prática, o ato regularizava invasões feitas no bioma até esse período e, com isso, margens de rios e topos de morro devastados para a prática de agricultura e pecuária, por exemplo, não precisariam mais ser recuperados com vegetação nativa.

A determinação anterior de Salles causou a reação de ambientalistas e outros setores da sociedade. Em maio, um mês depois da edição do despacho, o Ministério Público Federal entrou com ação civil pública pedindo a suspensão do Despacho MMA 4.410/2020 que, segundo os procuradores, "aniquila significativa parcela da proteção de vegetação nativa do bioma Mata Atlântica, proporciona uma fragilização ainda maior da segurança hídrica em tempos de mudanças climáticas e de notórios recorrentes e cada vez mais intensos episódios de escassez hídrica e racionamento do fornecimento de água potável". A ação foi assinada também pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa) e a organização não governamental SOS Mata Atlântica.

Acompanhe tudo sobre:Mata AtlânticaMinistério do Meio AmbienteRicardo Salles

Mais de Brasil

Apagão atinge vários bairros de São Paulo e de Guarulhos neste sábado, 31

Suspeita de incêndio interrompe operações no Aeroporto de Guarulhos

Aneel muda bandeira tarifária para vermelha patamar 2 em setembro

Cinco municípios paulistas estão com foco de incêndio ativo

Mais na Exame