Brasil

Reposição das aulas será complexa, diz especialista

"Não foi uma greve uniforme. Em cada escola, terá de ser feita a reposição de uma parte das aulas", diz especialista. Aulas serão retomadas na segunda-feira.

Giz, apagador e lousa (Stock.Xchange)

Giz, apagador e lousa (Stock.Xchange)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2015 às 09h03.

São Paulo - A recuperação das aulas perdidas durante os três meses de greve será o maior desafio dos professores do ensino estadual de São Paulo a partir de agora. Segundo especialistas, o processo será complexo e demorado.

"Com o fim da greve surge um grande dilema: como atenuar os impactos da paralisação no processo de ensino e aprendizagem? Em qualquer greve já é complicado, em uma muito longa surge a necessidade de organização de um processo de reposição", afirma o professor Ocimar Munhoz Alavarse, da Faculdade de Educação da USP.

"Não foi uma greve uniforme. Em cada escola, terá de ser feita a reposição de uma parte das aulas, porque tem professor que já deu suas aulas e outro que não deu. Será uma discussão não só por escola, mas também por ano escolar ou série e disciplina", explica.

Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, diz que para evitar que estudantes fiquem sem aula é preciso um diálogo maior entre autoridades e docentes.

"Claro que não é bom ter greve. É ruim para o trabalhador, é ruim para a criança, e o objetivo central da educação é a aprendizagem dos alunos. Mas para isso é preciso ensino. Então, com base nos planos (de educação), é necessário pensar em um processo (de diálogo) que seja capaz de evitar as greves", argumenta.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoGreves

Mais de Brasil

Gleisi volta ao governo 11 anos após ter comandado Casa Civil de Dilma; veja perfil

Vem para somar, diz Lula sobre indicação de Gleisi para ministra da articulação política

Lula escolhe Gleisi Hoffmann para articulação política na Secretaria de Relações Institucionais

Vai viajar no Carnaval? Veja os melhores horários para pegar a estrada em SP