Brasil

Renan pede ao STF derrubada de liminar sobre CPI

Senador pede a derrubada da liminar que determinou a criação de uma CPI exclusiva para investigar suspeitas de irregularidades na Petrobras


	Renan Calheiros: para o senador, a decisão do STF significou uma ingerência de um Poder (Judiciário) sobre outro (Legislativo)
 (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Renan Calheiros: para o senador, a decisão do STF significou uma ingerência de um Poder (Judiciário) sobre outro (Legislativo) (Antonio Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2014 às 20h52.

Brasília - O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), encaminhou nesta segunda-feira um recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) no qual pede a derrubada da liminar que determinou a criação de uma CPI exclusiva para investigar suspeitas de irregularidades na Petrobras. Para ele, a decisão significou uma ingerência de um Poder (Judiciário) sobre outro (Legislativo).

Ao conceder a liminar no último dia 23, a ministra do STF Rosa Weber atendeu a um pedido da oposição que havia contestado decisão de instalar uma CPI ampla para também investigar suspeitas relacionadas a contratos do Metrô de São Paulo e do Porto de Suape, em Pernambuco.

No recurso encaminhado ao Supremo, Renan Calheiros pede a extinção do processo movido pela oposição. Ele afirma que esse é um assunto interno do Senado. "Em caráter preventivo - e precoce, porque não havia lesão ou ameaça a direito de quem quer que seja, subtraiu-se do Legislativo que deliberasse e decidisse sobre a questão", sustenta.

Além disso, diz que não é possível extrair de qualquer dispositivo da Constituição Federal a conclusão de que haveria direito líquido e certo da minoria parlamentar em ver instalada imediatamente CPI para apurar exclusivamente as suspeitas que lhe convém.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosRenan CalheirosSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU