Brasil

Relatório do PL da Dosimetria restringe efeitos aos atos de 8 de janeiro

Parecer do senador Esperidião Amin acolhe emenda para limitar alcance do projeto

Esperidião Amin (PP-SC): senador é relator do projeto que trata da redução de penas para condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro (Divugação/Divulgação)

Esperidião Amin (PP-SC): senador é relator do projeto que trata da redução de penas para condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro (Divugação/Divulgação)

Publicado em 17 de dezembro de 2025 às 10h57.

O relatório do projeto de lei que altera as regras de dosimetria penal foi apresentado nesta quarta-feira, 17, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado com a proposta de restringir expressamente os efeitos da medida aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

No parecer, o relator, senador Esperidião Amin (PP-SC), sustenta que o texto aprovado pela Câmara dos Deputados não configura anistia, mas um ajuste na aplicação das penas. Segundo ele, a proposta trata da dosimetria penal, etapa em que o juiz define a pena, e não prevê perdão ou extinção de punições.

Para deixar explícito o alcance da medida, Amin incorporou ao relatório uma emenda apresentada pelo senador Sergio Moro (União-PR). A mudança esclarece que as novas regras se aplicam exclusivamente aos crimes cometidos no contexto dos atos de 8 de janeiro, sem ampliar os efeitos para outros tipos penais.

De acordo com o relator, a emenda tem caráter apenas redacional e não altera o mérito do projeto. Por esse motivo, Amin argumenta que a inclusão do ajuste não exigiria o retorno do texto à Câmara. As demais emendas apresentadas foram rejeitadas, inclusive aquelas que poderiam caracterizar mudança de mérito e, com isso, atrasar a tramitação da proposta.

A depender do andamento da reunião, o projeto ainda pode ser votado na CCJ e encaminhado ao plenário do Senado, possibilidade defendida pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP).

*Com informações do Globo

Acompanhe tudo sobre:Senado

Mais de Brasil

Chuva forte deixa mais de 100 mil imóveis sem energia em São Paulo

Anvisa anuncia proibição de suplementos da empresa Livs Brasil

Morte do cão Orelha mobiliza protestos pelo Brasil

Defesa Civil emite alerta de chuva forte e granizo em São Paulo neste domingo