Brasil

Relator do mensalão condena Dirceu por corrupção ativa

Joaquim Barbosa votou nesta quarta-feira pela condenação do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu pelo crime de corrupção ativa


	Os ministros do Supremo Tribunal Federal: o ex-chefe da Casa Civil, que deixou o ministério atingido pelas denúncias
 (José Cruz/Agência Brasil)

Os ministros do Supremo Tribunal Federal: o ex-chefe da Casa Civil, que deixou o ministério atingido pelas denúncias (José Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2012 às 21h13.

Brasília - O relator da ação penal do chamado mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, votou nesta quarta-feira pela condenação do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu pelo crime de corrupção ativa.

Dirceu, apontado pelo Ministério Público Federal como "chefe da quadrilha" responsável pelo suposto esquema, é acusado de negociar acordos de compra de apoio parlamentar para o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ex-chefe da Casa Civil, que deixou o ministério atingido pelas denúncias, também teve seu mandato de deputado federal cassado por conta do escândalo.

Denunciado em 2005, o chamado mensalão foi um suposto esquema de desvio de dinheiro público para a compra de apoio parlamentar ao governo, que se tornou a pior crise política dos oito anos de governo Lula.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosFraudesJoaquim BarbosaJosé DirceuMensalãoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Convenções começam neste sábado com oficialização de candidaturas de Boulos, Paes e Fuad

Convenção para oficializar chapa Boulos-Marta em SP terá Lula e 7 ministros do governo

Convenção do PRTB e disputas judiciais podem barrar Pablo Marçal na disputa em SP; entenda

TSE divulga perfil do eleitor que vai às urnas em outubro; veja qual é

Mais na Exame