Reino Unido abolirá idade obrigatória para aposentadoria em 2011

Objetivo da medida é oferecer a liberdade de poder trabalhar por mais anos, o que será positivo para a economia

Londres - O Governo britânico abolirá este ano a lei pela qual as empresas podem aposentar funcionários assim que completarem 65 anos.

Além de beneficiar os cidadãos, o objetivo da medida é oferecer a liberdade de poder trabalhar por mais anos, o que será positivo para a economia.

A abolição da aposentadoria aos 65 anos foi proposta em julho de 2010 pelo Governo de coalizão, sobretudo para tentar resolver a questão do déficit do sistema previdenciário.

A mudança legislativa significa que a partir de 6 de abril um empresário não poderá recorrer à lei para aposentar um empregado, podendo obrigar a isso apenas os que forem notificados antes desta data.

A lei entrará plenamente em vigor em 1 de outubro, mas algumas empresas seguirão podendo aplicar uma idade obrigatória de aposentadoria "sempre e quando puderem justificá-la objetivamente", como, por exemplo, no caso de controladores aéreos e policiais.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.