Brasil

Reforma tributária: associação de refinarias privadas pede alterações sobre imposto seletivo

O objetivo final é garantir a competitividade e estabilidade, alega Refina Brasil

Para a Refina Brasil, distorções no texto do senador Eduardo Braga podem causar impactos negativos na cadeia produtiva do setor (Bing Guan/Bloomberg)

Para a Refina Brasil, distorções no texto do senador Eduardo Braga podem causar impactos negativos na cadeia produtiva do setor (Bing Guan/Bloomberg)

Publicado em 28 de outubro de 2023 às 16h03.

Associação que representa o setor de refino do petróleo no país, a Refina Brasil quer modificações na PEC 45/2019, que trata, entre outros assuntos, do tratamento tributário destinado ao refino do petróleo. Os principais ajustes propostos são a previsão da incidência do imposto seletivo (IS) exclusivamente na atividade de extração, excluindo para comercialização para bens da indústria extrativa, e a previsão do regime de tributação específico para combustíveis.

Para a Refina Brasil, distorções no texto do senador Eduardo Braga (MDB-AM), que está em consulta pública desde 25 de outubro, podem causar impactos negativos na cadeia produtiva do setor. O objetivo final é garantir a competitividade e estabilidade.

O relatório apresentado traz alguns pontos de preocupação, alega a Refina Brasil. Entre eles, a incidência do IS sobre a comercialização, que poderia incluir o comércio de petróleo e a exclusão da incidência sobre as exportações; a possível incidência do imposto em cascata na cadeia produtiva depetróleo e derivados e a aplicação apenas facultativa do regime específico de combustíveis e lubrificantes.

A justificativa é que uma eventual incidência do IS sobre a comercialização de petróleo e a não incidência sobre a exportação provocará distorção na cadeia no sentido do cliente final, à medida que estimulará a exportação dos insumos em vez da venda no mercado interno. A principal consequência seria o desestímulo à indústria nacional. Por isso, a melhor saída seria a aplicação do imposto exclusivamente na etapa de extração, e não na comercialização.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoIndústria do petróleoImpostos

Mais de Brasil

Até quando vai o frio em Belo Horizonte? Veja a previsão do clima desta quinta-feira

Polícia Federal indicia ex-presidente Jair Bolsonaro por caso das joias, diz jornal

Governo do RS inaugura 1ª cidade provisória para acolher vítimas das enchentes

André Mendonça suspende regra do TSE que pune federação se partido deixar de prestar contas

Mais na Exame