Brasil

Redação da Fuvest inova com texto para jornal

A redação do vestibular pediu ao aluno um texto que pudesse, hipoteticamente, ser publicado em jornal, revista ou site


	Estudantes fazem a prova do vestibular da Fuvest: o diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, diz que o candidato precisava ter um plano de texto bem estruturado
 (Santos/USP Imagens)

Estudantes fazem a prova do vestibular da Fuvest: o diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, diz que o candidato precisava ter um plano de texto bem estruturado (Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2014 às 08h44.

São Paulo - A redação do vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que pediu ao aluno um texto que pudesse, hipoteticamente, ser publicado em jornal, revista ou site, foi a novidade do primeiro dia da segunda fase da seleção para a Universidade de São Paulo (USP).

A prova trazia um texto com comentários do ministro de Finanças do Japão, publicado no jornal "The Guardian" em 2013, sobre o custo de vida dos idosos. O candidato deveria elaborar uma redação analisando as declarações.

"A novidade é que o tema não foi explicitado. A dissertação deveria ser a partir de um texto dado, sem frase resumida", diz o coordenador de Português do Cursinho Etapa, Heric José Palos.

O diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, diz que o candidato precisava ter um plano de texto bem estruturado. "Não tinha pergunta. O tema era muito abrangente e, para não fazer um texto banal, o aluno precisava de uma boa estrutura", diz.

Já a prova de Português teve foco em interpretação de texto, com pouca gramática. "Pedia grande capacidade de linguagem. Não tinha 'decoreba' e o nível foi de fácil para difícil", classifica o professor do Curso Objetivo Nelson Dutra.

O índice de abstenção do primeiro dia foi de 7,8% - menor do que no ano passado, com 8,5%. O número de faltosos foi de 2.542, com 32.569 convocados.

Hoje, no segundo dia de provas da segunda fase, haverá correção ao vivo na TV Estadão, às 19h30: http://tv.estadao.com.br. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Ensino superiorFaculdades e universidadesUSPJornaisVestibulares

Mais de Brasil

Fux suspende bloqueio de contas ativas de beneficiários do Bolsa Família em bets

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro para levar julgamento ao plenário

Contrato de extensão da linha 5-Lilás deve ser assinado até março de 2026

Sóstenes diz que R$ 430 mil apreendidos pela PF vieram da venda de um imóvel