Quem são os políticos mais e menos influentes nas redes sociais
O levantamento realizado pela Medialogue analisou o site oficial dos congressistas e o perfil de cada um deles nas redes sociais.
Valéria Bretas
Publicado em 23 de outubro de 2016 às 06h00.
Última atualização em 24 de outubro de 2016 às 08h08.
São Paulo - Nos últimos três anos, 48 milhões de brasileiros começaram a acompanhar deputados federais e senadores nas redes sociais. O interesse, porém, não é totalmente retribuído pelos políticos: no Facebook, por exemplo, apenas 18% deles costumam responder os usuários.
Essa é a conclusão de um levantamento realizado pela agência digital de pesquisa em mídia Medialogue, que analisou o site oficial dos congressistas e o respectivo perfil em quatro redes (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube).
A análise, que mediu a interação com os eleitores, a audiência dos perfis e a diversidade de redes utilizadas, gerou uma nota de 0 a 10 para avaliar a influência de cada um deles na internet.
Na lista de mais influentes da Câmara dos Deputados, quatro parlamentares ficaram empatados no primeiro lugar do pódio das redes sociais: Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) e seu pai, Jair Bolsonaro (PSC-RJ), a deputadaJandira Feghali (PCdoB-RJ)e Marco Feliciano (PSC-SP). Todos somaram a nota 8.
Já no recorte pelo Senado Federal, o posto de mais influente é dividido entre os senadores Magno Malta (PR-ES), Romero Jucá (PMDB-RR) e Ronaldo Caiado (DEM-GO), também com média final 8.
Entre os 10 mais influentes do Congresso, apenas Aécio Neves (PSDB-MG), Alberto Fraga (DEM-RJ) e Alessandro Molon (REDE-RJ) pontuaram 7 pontos - os demais tiveram 8 pontos (veja a lista a seguir).
Os 10 menos influentes, receberam zero ponto na pesquisa.
O estudo da agência ainda aponta que na divisão entre os partidos políticos, a bancada com a melhor média foi a do PSOL, com nota 6. No Senado, a bancada petista é a mais ativa, que somou uma média de 5,6.
Apesar de as mulheres serem minoria no Congresso, elas são as mais influentes nas Câmara e no Senado.
Veja, no infográfico, quem são os políticos mais e menos influentes nas redes sociais e outros detalhes sobre a pesquisa da Medialogue.