Brasil

Quais são os 10 países mais perigosos do mundo? veja a posição do Brasil

Ranking considera fatores como violência, riscos para civis e ação de grupos armados

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 12 de dezembro de 2025 às 20h38.

Tudo sobreSegurança pública
Saiba mais

Em 2025, o Brasil voltou a integrar o ranking dos dez países mais perigosos do mundo, ocupando a sétima posição, segundo o índice de conflitos da ONG Armed Conflict Event Location and Data Project (ACLED).

A lista abrange fatores como violência, risco para civis e a atuação de grupos armados. O país aparece entre o Equador, que ficou em sexto, o único outro país sul-americano no top 10, e o Haiti, em oitavo. Embora tenha caído uma posição em relação a 2024, quando ocupava o sexto lugar, o Brasil mantém-se pelo segundo ano consecutivo entre os dez mais violentos.

O relatório da ACLED aponta que a violência associada a grupos criminosos e as disputas territoriais foram fatores determinantes para o mau desempenho do Brasil no índice. Um dos episódios mencionados foi a mega-operação policial contra o Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro, que resultou em mais de 120 mortes. Ao longo de 2025, o Brasil registrou 9.903 eventos violentos, segundo a organização.

O estudo leva em conta quatro indicadores principais: mortalidade, perigo para civis, abrangência geográfica da violência e número de grupos armados. O Brasil, junto com o México, Equador e Haiti, experimentou uma queda significativa na segurança em 2025, com os efeitos mais graves ocorrendo ao longo do ano.

A liderança do ranking é ocupada por Palestina, Mianmar e Síria, países devastados por guerras prolongadas. O México se mantém na quarta posição, igual ao ano anterior, enquanto o Equador, pela primeira vez, entra no top 10, subindo 36 posições, impulsionado pelos confrontos entre facções criminosas.

O relatório também destaca que o Brasil se posiciona de maneira elevada em diversos indicadores: 9º lugar em letalidade, 4º em perigo para civis, 4º em fragmentação e 30º em difusão da violência. O texto enfatiza que "Mianmar, México, Brasil e Nigéria se mantiveram consistentemente entre as posições mais altas em todos os quatro indicadores do Índice".

Embora países em guerra, como Ucrânia e Rússia, apareçam apenas no top 20, o ranking evidencia que a violência relacionada ao crime organizado mantém o Brasil e outros países latino-americanos entre os mais perigosos do mundo em 2025.

Veja o ranking dos 10 países mais perigosos do mundo

  1. Palestina
  2. Mianmar
  3. Síria
  4. México
  5. Nigéria
  6. Equador
  7. Brasil
  8. Haiti
  9. Sudão
  10. Paquistão
Acompanhe tudo sobre:Violência urbanaBrasilSegurança pública

Mais de Brasil

MP-SP obriga Enel a reestabelecer energia sob multa de R$ 200 mil por hora

Ficou sem luz? Saiba como pedir indenização à Enel

51,8% criticam atuação do governo federal na segurança, diz pesquisa

Chuva atinge São Paulo e número de imóveis sem luz sobe novamente