Brasil

PT cresce em número de votos apesar do mensalão

O PT, partido da presidente Dilma Rousseff, foi o que mais cresceu entre os grandes nas eleições municipais de domingo


	Fernando Haddad, candidato do PT à Prefeitura de São Paulo: o PT passou para o segundo turno em 22 municípios
 (Divulgação/Facebook)

Fernando Haddad, candidato do PT à Prefeitura de São Paulo: o PT passou para o segundo turno em 22 municípios (Divulgação/Facebook)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2012 às 16h50.

Rio de Janeiro - O Partido dos Trabalhadores (PT), fundado pelo ex-presidente Lula, aumentou o número de votos recebidos e número de prefeituras apesar do julgamento por corrupção contra seus principais ex-dirigentes, segundo a apuração final das eleições municipais divulgada nesta segunda-feira.

O PT, partido da presidente Dilma Rousseff, foi o que mais cresceu entre os grandes nas eleições municipais de domingo, nas quais os brasileiros votaram por prefeitos e vereadores em 5.568 cidades, segundo boletim divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com 100% dos votos apurados.

Os candidatos do PT foram eleitos prefeitos em 628 municípios, contra 550 no primeiro turno das eleições de 2008, segundo a apuração final.

Esses números indicam que o partido do governo não foi afetado pelo chamado "julgamento do século", que está sendo realizado na máxima corte do país contra dirigentes do PT em 2005, acusados de fazerem parte de uma rede de corrupção que desviava recursos públicos para pagar subornos a deputados dispostos a apoiar iniciativas de Lula no Congresso.

O avanço de 14% no número de prefeituras permitiu ao PT reduzir diferenças frente a seus aliados do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e frente aos opositores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), as formações tradicionalmente mais vencedoras em eleições municipais.

Por sua vez, o PMDB sofreu uma redução de 14% no número de prefeituras ao passar de 1.193 em 2008 a 1.025 no pleito de domingo. Já o PSDB passou de 787 a 693 prefeituras, o que representa uma baixa de 12%.


O Partido Social Democrático (PSD), uma recente cisão do opositor Democratas (DEM), conseguiu 494 prefeituras em suas primeiras eleições municipais.

Com relação ao total de votos, o PT subiu de 16,5 milhões em 2008 a 17,2 milhões no domingo, o que transformou a formação na mais votada em 2012.

O PMDB, historicamente a maior força eleitoral em municípios, obteve 16,7 milhões de votos no domingo, contra 18,5 milhões em 2008.

O PSDB perdeu 4,3% de seu eleitorado e teve 13,9 milhões, enquanto o PSD teve 5,8 milhões de votos, foi o quarto partido mais votado.

Segundo o TSE, os eleitores de 50 municípios terão que voltar às urnas em 28 de outubro para escolher seus prefeitos entre os dois candidatos mais votados no primeiro turno.

Das 33 cidades com mais de 200 mil habitantes que elegeram os prefeitos sem necessidade de segundo turno, o PT foi vencedor em oito, o PSDB em seis e o PMDB em três.

O PT passou para o segundo turno em 22 municípios, enquanto o PMDB e o PSDB terão candidatos em 16 grandes cidades. 

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaPartidos políticosPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Convenção para oficializar chapa Boulos-Marta em SP terá Lula e 7 ministros do governo

Convenção do PRTB e disputas judiciais podem barrar Pablo Marçal na disputa em SP; entenda

TSE divulga perfil do eleitor que vai às urnas em outubro; veja qual é

Brasil terá mais de 155 milhões de eleitores nas eleições municipais de 2024

Mais na Exame