Brasil

PT coleta assinaturas para CPI sobre cartel no metrô

Comissão deverá investigar denúncias de formação de cartel entre empresas que participaram de licitações do metrô e da CPTM entre 1997 e 2013.


	Metrô de São Paulo: objetivo é investigar a responsabilidade e/ou a omissão de agentes públicos e políticos no processo de licitação
 (Mauricio Simonetti/EXAME.com)

Metrô de São Paulo: objetivo é investigar a responsabilidade e/ou a omissão de agentes públicos e políticos no processo de licitação (Mauricio Simonetti/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2013 às 18h19.

São Paulo - A bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) iniciou a coleta de assinaturas para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de formação de cartel entre empresas que participaram de licitações do metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entre 1997 e 2013.

O objetivo, segundo nota emitida à imprensa pela assessoria do PT, é investigar a responsabilidade e/ou a omissão de agentes públicos e políticos no processo. Além disso, eles pretendem investigar se há relação entre essas denúncias e o incêndio ocorrido no dia 9 de julho do ano passado que destruiu documentos do metrô.

Paralelo a essa coleta, a bancada busca assinaturas para que seja permitida a tramitação de uma sexta CPI na casa, já que pelo regimento interno são permitidas apenas cinco CPIs funcionando simultaneamente, número já preenchido.

Segundo o líder do PT, Luiz Claudio Marcolino, o partido já tem um pedido de CPI protocolado para apurar esse caso desde outubro de 2011, no entanto, a previsão de instalação é para maio de 2014. "O Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado não apuraram nada apresentado a eles. Essa é uma denúncia grave e deve ser apurada pela Assembleia", afirmou o parlamentar.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas estataisEstatais brasileirasMetrô de São Paulomobilidade-urbanaPartidos políticosPolíticaPolítica no BrasilPT – Partido dos TrabalhadoresTransporte públicotransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Governo de SP confirma Equatorial como investidora estratégica da Sabesp

Moraes determina que PGR se manifeste sobre norma do CFM que restringia aborto legal

Tramonte lidera as intenções de voto para prefeitura de BH, aponta pesquisa Quaest

Quando volta o calor em São Paulo? Veja o que mostra previsão do tempo

Mais na Exame