Brasil

PSOL quer convocar Amorim sobre resgate boliviano

Ivan Valente irá protocolar um requerimento para pedir a convocação do ministro para explicar a participação de militares na operação

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2013 às 22h29.

Brasília - O líder do PSOL na Câmara e membro da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Casa, deputado Ivan Valente (SP), afirmou ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, que vai protocolar um requerimento para pedir a convocação do ministro da Defesa, Celso Amorim, para explicar a participação de militares brasileiros na operação que trouxe o senador boliviano Roger Pinto Molina ao Brasil. Valente também defende a convocação de representante do Itamaraty e da Polícia Federal para esclarecer o ocorrido.

Para o líder do PSOL, o episódio foi "grave" uma vez que o encarregado de negócios da embaixada na capital boliviana, Eduardo Saboia, não tinha autonomia para tomar a decisão de trazer o senador ao Brasil. "Molina (senador Roger Pinto Molina) tinha um status de asilado. O próprio funcionário o transformou num fugitivo."

Perguntado sobre sua avaliação da saída de Antonio Patriota, Valente disse que era preciso esperar por mais informações. "Resta saber qual foi a conduta dele (no episódio)."

Acompanhe tudo sobre:Celso AmorimPartidos políticosPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPSOL – Partido Socialismo e Liberdade

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar