Brasil

PSDB questiona governo sobre atuação de Rosemary

Oposição quer respostas sobre atividades exercidas pela ex-chefe de gabinete na comitiva presidencial

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2012 às 20h21.

Brasília - O PSDB quer quebrar o silêncio do governo com relação à atuação da ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Nóvoa de Noronha. No requerimento assinado pelo senador Mário Couto (PA) e encaminhado ao ministro-chefe da Presidência da República, Gilberto Carvalho, o partido faz uma série de perguntas sobre a atuação da servidora. Sobretudo sobre a sua proximidade com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Couto pergunta, por exemplo, quantas vezes Rosemary viajou para o exterior e quais as atividades exercidas por ela na comitiva presidencial de Lula. O partido quer saber se ela também acompanhou a presidente Dilma Rousseff nas viagens oficiais e o valor das diárias que recebeu, com Lula e com Dilma - se for o caso. Pede igualmente a relação dos demais integrantes da comitiva, a confirmação do passaporte diplomático entregue à servidora e maiores dados sobre as atividades desenvolvidas nas instalações da chefia do gabinete presidencial em São Paulo. O requerimento será lido no plenário na sexta-feira (30).

Na justificativa, o senador tucano lembra que a Operação Porto Seguro revelou que o poder de influência de Rosemary se comparava a dos ministros mais prestigiados do governo. "O esquema de corrupção desvendado pela Operação Porto Seguro está infiltrado por toda a administração federal e envolve diversos crimes como, por exemplo, corrupção ativa, corrupção passiva, advocacia administrativa, formação de quadrilha, tráfico de influência, violação de sigilo funcional, falsidade ideológica e falsificação de documento", lembra. Ele se refere à prisão e afastamento dos envolvidos no escândalo de vender pareceres técnicos fraudados em pelo menos sete órgãos federais.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaOperação Porto SeguroPersonalidadesPolícia FederalPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame