Brasil

PSDB e MDB desistem de formar federação para as eleições presidenciais de 2026

A proposta inicial dos partidos era agregar o MDB à federação sem alterar o prazo de sua duração, o que os advogados entenderam não ser possível

A proposta inicial dos partidos era agregar o MDB à federação sem alterar o prazo de sua duração, o que os advogados entenderam não ser possível (Orlando Brito / PSDB/Divulgação)

A proposta inicial dos partidos era agregar o MDB à federação sem alterar o prazo de sua duração, o que os advogados entenderam não ser possível (Orlando Brito / PSDB/Divulgação)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 2 de junho de 2023 às 12h56.

Última atualização em 2 de junho de 2023 às 13h20.

O MDB e o PSDB desistiram nesta sexta-feira de formar uma federação após constatarem que a inclusão do MDB na já existente federação entre PSDB e Cidadania obrigaria os três partidos a estarem juntos nas eleições presidenciais de 2026.

Hoje, no entanto, não há consenso para uma aliança daqui a três anos. Enquanto o PSDB estuda lançar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, à Presidência, o MDB, hoje, faz parte da base do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Em entrevista ao "O Globo" publicada na segunda-feira, Leite disse que as legendas consultariam o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o tema, mas a decisão de abandonar a ideia veio antes mesmo de uma resposta da Corte.

Proposta

A proposta inicial dos partidos era agregar o MDB à federação sem alterar o prazo de sua duração, o que os advogados entenderam não ser possível. A federação ampliada estenderia a aliança por quatro anos, ou seja, até 2027.

"Nós devemos consultar o TSE para consolidar a visão de que é possível agregar um partido a esta federação sem alterar o prazo, o que significa fazermos essa federação ampliada especialmente para as eleições municipais, sem interferir nas posições que nossos partidos têm sobre estar no governo ou na oposição. A federação com o MDB é uma conversa muito inicial, que merecerá ainda muitas outras reuniões para haver um entendimento se podemos avançar. Também temos uma discussão com o Podemos", disse Leite ao "O Globo".

A “minifederação” frustrada mirava uma aliança dos três partidos nas eleições. Garantiria, por exemplo, que o PSDB apoiasse o prefeito Ricardo Nunes em São Paulo

Acompanhe tudo sobre:PSDBMDB – Movimento Democrático BrasileiroEleições

Mais de Brasil

Funcionário da Enel morre atingido por árvore durante trabalho em SP

Região mais afetada pelo apagão, Zona Sul lidera fila de 42,8 mil pedidos de poda de árvore em SP

Nunes e Boulos trocam farpas por apagão em SP, mas nenhum tem propostas sobre enterramento de fios

72 horas após temporal, SP ainda tem 338 mil imóveis sem energia elétrica