Prouni 2021: MEC abre consulta de bolsas disponíveis

As inscrições começam na próxima terça-feira, 12, e se encerram às 23h59 de sexta,15

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta quarta-feira, 6, o período para a consulta das bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2021/1. O programa seleciona candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares.

As inscrições começam na próxima terça-feira, 12, e se encerram às 23h59 de sexta, 15. Os resultados serão divulgados em 19 de janeiro – primeira chamada – e 1º de fevereiro – segunda chamada.

Ao final das duas chamadas, o candidato poderá manifestar o interesse em participar da Lista de Espera entre os dias 18 e 19 de fevereiro. A lista estará disponível para consulta em 22 de fevereiro.

No momento da inscrição é possível escolher até duas opções de instituição, turno, curso, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. 

Para se candidatar às bolsas do ProUni 2021/1, o estudante deve ter realizados o Enem 2019 e alcançado nota acima de zero na redação e média de 450 pontos nas provas objetivas. 

Além disso, para bolsas 100% é necessário comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Por conta da pandemia da covid-19, o Enem 2020 foi marcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Com isso, os alunos que vão fazer a prova pela primeira vez só vão poder se inscrever com no ProUni do segundo semestre.

mudança gerou críticas dos estudantes. “O grande espanto, para secundaristas que sonham com a universidade, é a incompatibilidade entre as datas do Enem e dos outros programas”, diz nota da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

A decisão do MEC procura adequar o calendário do Prouni ao ano letivo das universidades. Em razão do adiamento causado pela pandemia, o Enem só vai liberar as notas em março. Especialistas apontam ainda o risco de sobrarem vagas no Prouni no primeiro semestre de 2021.

Quem pode participar:

  • Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Estudantes com deficiência. Neste caso, não é necessário ter cursado todo ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

*Com exceção dos professores da rede pública, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior.

Os interessados poderão entrar no site oficial do ProUni (http://prouniportal.mec.gov.br/), clicar em “Pesquisas bolsas” e fazer a busca por curso, instituição e município.

 (Site do Prouni/Reprodução)

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.