Brasil

Produção do pré-sal somou 532 mil bpd em agosto

Em 25 de agosto foi registrada a maior produção diária no pré-sal das Bacias de Santos e Campos, de 581 mil bpd


	Plataforma de exploração de petróleo na Bacia de Campos, próximo da costa do Rio de Janeiro
 (Rich Press/Bloomberg)

Plataforma de exploração de petróleo na Bacia de Campos, próximo da costa do Rio de Janeiro (Rich Press/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2014 às 22h20.

São Paulo - A Petrobras informou que a produção da camada pré-sal atingiu em agosto o valor de 532 mil barris/dia (bpd). Em 25 de agosto foi registrada a maior produção diária no pré-sal das Bacias de Santos e Campos, de 581 mil bpd.

Essas vazões também incluem a parte operada pela Petrobras para seus parceiros, e foram obtidas após a entrada em produção do poço LL-28 no FPSO Cidade de Paraty, que elevou o patamar de produção dessa unidade para 95 mil bpd, com três poços.

A produção diária de 71,22 milhões metros cúbicos de gás, em agosto, superou em 4% a produção do mês anterior, que foi de 68,3 milhões de metros cúbicos por dia.

A produção de gás operada pela estatal, que inclui a parcela operada para as empresas parceiras, alcançou 80,151 milhões de metros cúbicos por dia, 4,7% acima dos 76,6 milhões de metros cúbicos por dia no mês de julho.

A Petrobras destaca o início da exportação de gás da P-62 ocorrido em 30 de agosto.

No mês passado foram executadas paradas para manutenção em algumas plataformas, o que resultou na interrupção temporária de 25 mil bpd na produção média do mês.

Entre as unidades que tiveram a produção interrompida para manutenção, a empresa cita a P-56, no campo de Marlim Sul e P-19, no campo de Marlim. Essas unidades já retornaram à sua produção normal de acordo com a companhia.

Exterior

A empresa produziu no exterior em agosto 208 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), queda de 5,3% em relação aos 219,7 mil boed produzidos no mês anterior.

A produção média de óleo em agosto, de 115 mil barris de óleo por dia (bpd), ficou 4,3% abaixo dos 120,1 mil bpd produzidos no mês anterior e a produção média de gás natural no exterior foi de 15,807 milhões de metros cúbicos por dia, 6,6 % abaixo do volume produzido no mês de julho.

"Essas reduções são devidas, predominantemente, a uma menor produção de gás e líquidos (LGN e condensado) no Lote 57 do Campo de Kinteroni, no Peru, como consequência de uma menor demanda por exportação de GNL a partir desse país", afirma.

A produção total da estatal informada à ANP foi de 10.507.616,94 de metros cúbicos de óleo e 2.604.926,66 mil metros cúicos de gás em agosto de 2014.

Essa produção corresponde à produção total das concessões em que a Petrobras atua como operadora. Não estão incluídos os volumes do Xisto, LGN e produção de parceiros onde a empresa não é operadora.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPetrobrasPetróleoPré-sal

Mais de Brasil

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Chuvas intensas atingem Sudeste e Centro-Norte do país nesta quinta; veja previsão do tempo