Brasil

Procurador rebate crítica de Lula a ação do mensalão

Lula, em entrevista à Rádio e Televisão Portuguesa, afirmou que a condenação de ex-dirigentes do PT foi resultado de "80% de decisão política e 20%, jurídica"


	Rodrido Janot: para ele, julgamento do mensalão se tratou de "um processo jurídico com um julgamento jurídico"
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Rodrido Janot: para ele, julgamento do mensalão se tratou de "um processo jurídico com um julgamento jurídico" (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2014 às 18h28.

Rio - O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse nesta segunda-feira, 28, em referência à crítica do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao resultado do julgamento do mensalão, que se tratou de "um processo jurídico com um julgamento jurídico".

Lula, em entrevista à Rádio e Televisão Portuguesa (RTP) exibida no fim de semana, afirmou que a condenação de ex-dirigentes do PT foi resultado de "80% de decisão política e 20%, jurídica".

"Ele tem todo o direito de falar, todo brasileiro tem. Graças a Deus, a gente vive num país democrático, de liberdade de expressão absoluta, que tem que ser garantida pelo próprio MP", disse Janot.

"Foi uma ação penal que se desenvolveu perante o mais alto tribunal do País, que chegou ao seu final garantida a ampla defesa e o contraditório."

O procurador não quis comentar a possibilidade de a presidente Dilma Rousseff ser investigada por causa da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela Petrobras, em 2006.

À época, Dilma era presidente do conselho da estatal que avalizou a compra. "Isso está sob exame. O MP não fala o que vai fazer, e sim faz, e explica depois, se tiver dúvida."

Janot veio ao Rio trazido pelo projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), que visa a melhorar a qualidade da educação pública básica no Brasil por meio de uma análise aprofundada das condições das escolas e do ensino que aponte suas deficiências.

Ele visitou um colégio municipal na zona oeste com uma equipe do MP e conversou com a diretora para saber das dificuldades estruturais e de lacunas na equipe.

Foi verificada a falta de espaço grande o bastante para os 1.100 alunos brincarem e se alimentarem.

O MPEduc está começando um diagnóstico em escolas de 14 Estados. O pressuposto é que não falta verba para a educação, e sim gestão eficiente.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaMensalãoPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Após sucesso de ‘Ainda Estou Aqui’, Lula cria Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia

Coalizão lança manifesto assinado por mais de 60 entidades contra decisão de Zuckerberg sobre Meta

Ministro da Defesa reforça apoio às investigações do 8/1: ‘Essa será a grande festa’