Exame Logo

Previsão do tempo: Alerta para geadas e onda de frio no RS, e chuvas atingem SP e RJ

Instituto alertou para chuvas intensas no Norte e declínio de temperaturas em cinco estados

Para a região Nordeste, o instituto emitiu alerta de "Perigo Potencial" para acumulado de chuvas no leste de Sergipe e de Alagoas e para a mata de Pernambuco (Allison Sales/FotoRua/NurPhoto/Getty Images)
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 9 de julho de 2024 às 07h32.

Última atualização em 9 de julho de 2024 às 07h35.

A região Sul do Brasil está sob efeito de uma onda de frio, que pode provocar geadas, principalmente no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, 9, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A entidade emitiu dois alertas de "Perigo" para onda de frio e geadas no estado gaúcho, além de um aviso de "Perigo Potencial" para onda de frio em Santa Catarina. No Sudeste, chuvas isoladas podem atingir o Rio e São Paulo. Além disso, todo o estado do Paraná, a porção norte de Santa Catarina, o litoral sul de São Paulo, grande parte do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia também podem ter declínio nas temperaturas.

A onda de frio chegou e ficou no RS

O Inmet emitiu um alerta de "Perigo" para a chegada de uma onda de frio para quase todo o Rio Grande do Sul no último sábado. O aviso vai até esta quarta-feira. Além disso, também há um aviso de "Perigo" para geadas na região centro-sul do estado gaúcho. Na área norte do RS e em parte de Santa Catarina, o Inmet também alertou para "Perigo Potencial" de onda de frio. Segundo o aviso, que vai até às 8h desta terça, as temperaturas ficam 5ºC abaixo da média por período de dois ou três dias.

Veja também

Na faixa central do Paraná, litoral norte catarinense e o litoral sul de São Paulo, há um alerta de "Perigo Potencial" para chuvas intensas. De acordo com o aviso, as chuvas devem ser de até 50mm/dia e ventos intensos (40-60km/h). Com isso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O aviso de "Perigo Potencial" para declínio de temperaturas em todo o estado do Paraná, a porção norte de Santa Catarina, o litoral sul de São Paulo, grande parte do Mato Grosso do Sul e Rondônia foi mantido pelo instituto até às 10h desta terça-feira. O aviso pode causar um declínio de temperatura entre 3°C e 5°C. Segundo o Inmet, pode gerar leve risco à saúde.

Temperaturas baixam também no Sudeste

Segundo o Alerta Rio, a previsão para a cidade do Rio é de céu predominante nublado a parcialmente nublado, com previsão de chuva fraca a moderada isolada durante a noite de terça-feira. Os ventos estarão predominantemente moderados e as temperaturas ficam estáveis, entre 16°C e 28ºC. Já na capital paulista, as temperaturas apresentam declínio e devem ficar entre 11ºC e 19ºC. Ao longo do dia, o tempo deve ser de muitas nuvens com chuva isolada.

Fortes chuvas no Nordeste e Norte

Para a região Nordeste, o instituto emitiu alerta de "Perigo Potencial" para acumulado de chuvas no leste de Sergipe e de Alagoas e para a mata de Pernambuco. O aviso vai até às 10h de hoje.

No Norte, também há um aviso de "Perigo Potencial" para chuvas intensas no norte e sul de Roraima, e norte do Amazonas. O alerta prevê chuvas de até 50mm/dia e ventos intensos (40-60km/h). Também há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Veja imagens do lixo causado pelas enchentes no Rio Grande do Sul

Acompanhe tudo sobre:ClimaChuvasMudanças climáticas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame