Brasil

Presidente da OAB-RJ considera reforma ministerial positiva

Segundo ele, “o Estado estava hipertrofiado (tamanho aumentado), com ministérios que não se justificavam”


	Vista da Esplanada dos Ministérios, em Brasília: a reforma é importante e ocorre na hora certa, porque a sociedade estava esperando, da parte do governo, sacrifícios
 (Ana Volpe/Agência Senado)

Vista da Esplanada dos Ministérios, em Brasília: a reforma é importante e ocorre na hora certa, porque a sociedade estava esperando, da parte do governo, sacrifícios (Ana Volpe/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2015 às 16h38.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Felipe Santa Cruz, disse ser positiva e corajosa a reforma ministerial anunciada hoje (2) pela presidenta Dilma Rousseff.

Segundo ele, a redução de oito pastas foi uma medida salutar. “O Estado estava hipertrofiado (tamanho aumentado), com ministérios que não se justificavam”. A reforma indicou que o status de ministro gera claros aumentos de gastos.

De acordo com Santa Cruz, a reforma é importante e ocorre na hora certa, porque a sociedade estava esperando, da parte do governo, sacrifícios e, principalmente, corte de cargos comissionados, “visto que o funcionário de carreira pagará um preço pela crise econômica, provavelmente com períodos sem aumento, com dificuldades”.

Para o presidente da OAB-RJ, é importante que cargos comissionados também sejam atingidos de forma mais direta que os de carreira, que, segundo ele, são fundamentais para a máquina do Estado.

Entre as medidas divulgadas estão a redução de 30 secretarias nacionais em todos os ministérios e o corte de 3 mil cargos em comissão.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffGovernoOABPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Eleições 2024: Quando começa a campanha eleitoral?

Barroso defende conciliação sobre marco temporal: 'Melhor que conflito'

Após vetar anúncios políticos, Google vai privilegiar informações do TSE nas buscas sobre eleição

Tabata Amaral anuncia Lúcia França como vice na chapa pela prefeitura de SP

Mais na Exame