Presidente colombiano vem ao Brasil para reunião com Temer
Na visita que começa nesta terça, os dois abordarão diversos temas como a cooperação amazônica e a onda migratória de venezuelanos
EFE
Publicado em 19 de março de 2018 às 13h26.
Bogotá - O presidente colombiano Juan Manuel Santos viaja na tarde desta segunda-feira ao Brasil para uma visita de Estado na qual tratará temas comerciais, de investimento, cooperação em defesa e segurança e meio ambiente com Michel Temer .
Na visita oficial, que começará na terça-feira, os dois chefes de Estado também abordarão assuntos como cooperação amazônica, desenvolvimento rural, agricultura familiar e desenvolvimento fronteiriço.
É esperado que Santos e Temer também tratem o tema sobre a situação da Venezuela e, em particular, o impacto que em ambos países teve a onda migratória causada pela profunda crise vivida por essa nação.
Calcula-se que só na Colômbia haja cerca de 650 mil cidadãos venezuelanos, enquanto que ao Brasil chegaram mais de 40 mil, por isso é esperado que ambos anunciem ações conjuntas e façam uma nova chamado ao Governo de Nicolás Maduro para restabelecer a democracia.
Na reunião de terça-feira também será enfatizada a promoção do comércio e do investimento bilateral, especialmente com as oportunidades surgidas pelo Acordo de Complementação Econômica ACE-72, assinado entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, membros do Mercosul, e Colômbia.
O chefe de Estado colombiano presidirá o Fórum Empresarial que terá a presença de diretores executivos de empresas nacionais com uma significativa participação no Brasil, e um importante número de acionistas brasileiros com interesses na Colômbia.
Santos também participará da conferência "O Poder do investimento na primeira infância para o desenvolvimento com equidade".
Na visita oficial, Santos estará acompanhado da chanceler María Ángela Holguín, e dos ministros de Defesa, Luis Carlos Villegas; Agricultura, Juan Guillermo Zuluaga; Comércio, Indústria e Turismo, María Lorena Gutiérrez, e Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Luis Gilberto Murillo.