Brasil

Prefeitura quer comprar prédio do cine Belas Artes

O novo secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, tem como uma das primeiras tarefas pôr fim à polêmica criada após o fechamento do cinema, em 2011


	A prefeitura planeja desapropriar o prédio onde funcionou o Cine Belas Artes e transformá-lo em espaço cultural 
 (Fernando Moraes/Veja SP)

A prefeitura planeja desapropriar o prédio onde funcionou o Cine Belas Artes e transformá-lo em espaço cultural  (Fernando Moraes/Veja SP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2013 às 13h24.

São Paulo - A gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) planeja desapropriar o prédio onde funcionou o Cine Belas Artes e transformá-lo em espaço cultural da Prefeitura de São Paulo.

O novo secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, tem como uma das primeiras tarefas pôr fim à polêmica criada após o fechamento do cinema, em 2011. Ferreira estuda declarar de utilidade pública o imóvel para evitar uma possível ocupação comercial, como pretende o atual proprietário.

Segundo Fábio Luchesi Filho, advogado de Flávio Maluf, dono do imóvel, as negociações para alugá-lo estão em "fase avançada". "Logo, logo, vocês vão ver uma loja funcionando ali", disse nesta terça-feira (8) ao jornal O Estado de S. Paulo. A maior dificuldade em transformar o imóvel é o fato de a fachada ser tombada. Hoje, o prédio está pichado e abandonado.

O secretário Juca Ferreira tem como viabilizar a requalificação do prédio por meio de dois projetos de lei que passaram a tramitar na Câmara Municipal no dia 2. Assinados por seis vereadores, entre eles dois secretários do atual governo, Eliseu Gabriel (Trabalho e Empreendedorismo) e Chico Macena (Coordenação das Subprefeituras), as propostas permitem que o Município declare de utilidade pública o prédio do antigo cinema.

O próprio Gabriel se reuniu com Ferreira nesta segunda-feira (7) para tratar do assunto. O secretário do Trabalho apresentou dados da CPI do Belas Artes, encerrada no ano passado, que recolheu assinaturas de mais de 7 mil pessoas e 70 entidades e organizações não-governamentais favoráveis à volta do cinema.

Procurado, Eliseu Gabriel não respondeu as ligações da reportagem. A assessoria de imprensa de Haddad confirmou que o governo estuda desapropriar o imóvel.

Acompanhe tudo sobre:Artecidades-brasileirasCinemaEntretenimentoMetrópoles globaisPrefeiturassao-paulo

Mais de Brasil

Dino dá 30 dias para governo e estados criarem regras de emendas parlamentares a universidades

Morre Marcello Lavenère, ex-presidente da OAB que assinou pedido de impeachment de Collor

Rodovia cede em Sergipe com fortes chuvas e três pessoas morrem