Brasil

Prefeitura de SP privatiza parques Trianon e Mário Covas por R$ 3,3 mi

Proposta vencedora foi do consórcio Borboletas, formado pelas empresas Farah Service e Cidade Matarazzo

Vista aérea da Avenida Paulista, em São Paulo.  (Germano Lüders/Exame)

Vista aérea da Avenida Paulista, em São Paulo. (Germano Lüders/Exame)

AO

Agência O Globo

Publicado em 8 de outubro de 2021 às 16h16.

Última atualização em 8 de outubro de 2021 às 19h55.

A prefeitura de São Paulo concedeu a gestão, operação e manutenção dos parques municipais Trianon e Mário Covas para o Consórcio Borboletas, formado pelas empresas Farah Service e Cidade Matarazzo. A proposta vencedora, de 3,3 milhões de reais, dá o direito de explorar os parques comercialmente por um período de 25 anos. A área adjacente, da Praça Alexandre de Gusmão, também está inclusa no pacote.

Além dos 3,3 milhões de reais, as empresas também vão pagar um valor anual à prefeitura, da chamada "outorga variável", calculada mediante aplicação de uma alíquota de 2,5% sobre a receita bruta da concessionária.

A concessionária passará por um período de transição, segundo a prefeitura. No estágio 1, que durará até 90 dias, a operação dos parques continua sendo responsabilidade da administração municipal, mas com o acompanhamento na concessionária. Já no estágio 2, o cenário se inverte e a concessionária assume a operação dos equipamentos com o acompanhamento da prefeitura por 180 dias.

A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) informou que o objetivo do projeto é a revitalização desses espaços públicos. Os valores antes destinados às despesas com a operação e manutenção dos parques podem ser direcionados para outros programas e serviços públicos.

Entre melhorias previstas nos espaços estão a reforma da Central de Informação Turística e Administração do Parque Mário Covas, a implantação de mobiliário, sinalização e comunicação visual. Já no Parque Trianon, a concessionária deverá, entre outras questões, reformar os playgrounds e garantir a acessibilidade interna.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso.

Acompanhe tudo sobre:Parques naturaisPrivatizaçãosao-paulo

Mais de Brasil

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos

Planejamento, 'núcleo duro' do MDB e espaço para o PL: o que muda no novo secretariado de Nunes

Lula lamenta acidente que deixou ao menos 38 mortos em Minas Gerais: 'Governo federal à disposição'

Acidente de ônibus deixa 38 mortos em Minas Gerais