Brasil

Prefeitura de SP anuncia enterramento de 65 km de fios de energia

O prefeito João Doria diz que o programa Cidade Linda-Redes Aéreas se inicia nas regiões mais centrais, mas deve ser ampliado para as demais áreas da cidade

João Doria: "Esse é um projeto que começa do centro para a periferia" (Nacho Doce/Reuters)

João Doria: "Esse é um projeto que começa do centro para a periferia" (Nacho Doce/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 29 de agosto de 2017 às 20h36.

São Paulo - A Prefeitura de São Paulo anunciou oficialmente as três primeiras etapas do programa de enterramento de fios de energia e telecomunicações em ruas e avenidas da cidade.

Como reportagem já havia antecipado, a primeira parte do programa, batizado de Cidade Linda-Redes Aéreas, está sendo implementada em 52 quilômetros de 117 vias da região central e tem término previsto para julho de 2018.

Nas três etapas, o programa vai atender cerca de 65 quilômetros de 137 vias, retirando 3.014 postes da região central e do bairro Vila Olímpia, na zona oeste.

"Vão provocar evidentemente uma valorização dessas áreas, e a valorização vai certamente impulsionar a construção civil, o que impulsiona a geração de empregos, o que impulsiona impostos, ou seja, o benefício se amplia e se capilariza social e economicamente", defendeu o prefeito João Doria (PSDB) em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira, 29, na sede da Prefeitura.

Somente nas três etapas, com enterramento de fios de eletricidade e retirada de postes, a Eletropaulo calcula o custo de R$ 56,9 milhões.

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp), João Moura, não há uma estimativa de custos para as empresas de comunicação.

Segundo Doria, o programa se inicia nas regiões mais centrais, mas deve ser ampliado para as demais áreas da cidade. "Esse é um projeto que começa do centro para a periferia", disse. "É uma política pública que vai continuar."

A segunda fase das ações começará em setembro, atingindo 4,2 quilômetros de rede elétrica e seis quilômetros de telefonia de 13 vias do bairro Vila Olímpia, na zona oeste.

Dentre os locais atendidos, estão trechos das avenidas Chedid Jafet, das Nações Unidas e dos Bandeirantes. O término também está previsto para julho de 2018, período em que 321 postes serão retirados.

Já a fase 3 do programa atenderá sete vias do centro de São Paulo, na região do Mercado Municipal, tais como a Avenida do Estado, a Avenida Cásper Líbero e a Rua Mauá, totalizando nove quilômetros de fios.

Ao todo, 584 postes serão retirados. As obras têm início previsto para janeiro 2018, sem data de término.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaJoão Doria JúniorPrefeiturassao-paulo

Mais de Brasil

Bandeira tarifária de janeiro se mantém verde, sem cobrança extra

Governo transfere R$ 6,5 bilhões para fundo de reconstrução do Rio Grande do Sul

Defesa de Daniel Silveira alega que ida ao shopping não feriu cautelar, mas saída era proibida